PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SAÚDE COMUNITÁRIA

104
OLIVEIRA, Marilda Siriani de; DUARTE, José Ênio Servilha; BAAKLINI, César Emile; PADILHA, Roberto de Queiroz. O PSF como cenário de ensino-aprendizagem em Marília (SP). Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 30, p. 99-102, mar. 2004.

Descreve-se um programa de integração entre ensino e serviço, realizado em parceria pela Faculdade de Medicina e Secretaria de Higiene e Saúde de Marília (SP). Os estudantes de medicina realizam estágios supervisionados em Unidades do Programa Saúde da Família, vivenciando experiências de trabalho com a comunidade e acumulando conhecimentos sobre a organização e atuação das equipes do PSF que servem de campo de estágio.

HABITAÇÃO

105
COHEN, Simone Cynamon; CYNAMON, Szachna Eliasz; KLIGERMAN, Débora Cynamon et al.
Habitação saudável no Programa Saúde da Família (PSF): uma estratégia para as políticas públicas de saúde e ambiente. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 807-813, jul./set. 2004. Disponível em Scielo

Evidências científicas apontam que a saúde está relacionada ao modo de viver das pessoas e suas interações com o meio ambiente e não somente com a idéia hegemônica do determinismo biológico e genético. Nesse sentido, a habitação aparece como lócus base de Promoção da Saúde Familiar. O conceito de habitação saudável possui como ponto central a preocupação com o processo gradual de melhoria da qualidade de vida. O desafio está na consolidação da intervenção sobre os fatores determinantes da saúde no espaço construído, entendendo-os como biologia humana, meio ambiente e estilos de vida. Sendo estes fatores, na habitação, as principais causas de enfermidade e morte. Para enfrentar esse desafio é necessário articular as políticas públicas de habitação, de saúde, de ambiente e de infra-estrutura urbana e formar alianças intersetoriais, em uma visão holística, integradora e multidisciplinar. Portanto, o Programa Saúde da Família como estratégia de Promoção da Saúde em nível local passa a ser o ponto de intervenção e início de articulação entre as duas metodologias: Programa Saúde da Família e Habitação Saudável.