“Saúde mental para todos: vamos torná-la realidade” : 10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental


 

No Sistema das Nações Unidas as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental se estendem ao longo de todo o mês de outubro, com painéis de discussão, eventos e atividades.

O tema deste ano para o mês de campanha: “Saúde Mental em um Mundo Desigual” pretende aumentar a conscientização e lançar um apelo à ação para proteger as populações em risco, pois, em um mundo cada vez mais polarizado, com ricos se tornando mais ricos e o número de pessoas vivendo na pobreza ainda muito alto, evidencia que o acesso aos serviços de saúde mental continua desigual.

Em todos os países a pandemia teve um grande impacto na saúde mental das pessoas. Alguns grupos, incluindo profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, estudantes, pessoas que vivem sozinhas e aqueles com problemas de saúde mental pré-existentes, foram particularmente afetados.

Para o Dia Mundial da Saúde Mental deste 10 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu como slogan: “Saúde mental para todos: vamos torná-la realidade”.

Durante a campanha de 2021, a OMS mostrará os esforços feitos em alguns desses países e encorajá-lo a destacar histórias positivas como parte de suas próprias atividades, como uma inspiração para outras pessoas.

Passados mais de 18 meses desde o início da pandemia COVID-19, em alguns países a vida está voltando a ter alguma aparência de normalidade; em outros, as taxas de transmissão e internações hospitalares permanecem altas, prejudicando a vida de famílias e comunidades.

É hora de capitalizar essa energia renovada entre os líderes governamentais para tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos. O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para governantes, organizações da sociedade civil e muitos outros falarem sobre os passos que já estão dando e que pretendem dar em prol desse objetivo.


Fontes
:

Organização das Nações Unidas (ONU)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
World Federation of Mental Health