“Não deixe ninguém para trás” : 2º Sábado do mês – Dia Mundial dos Cuidados Paliativos


 

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado sempre no segundo sábado de outubro e, em cada ano um tema é selecionado para discussão.

Em 2021, “Não deixe ninguém para trás” – Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos foi o escolhido, trazendo para o debate a importância dos cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças que ameaçam a vida, além da sensibilização da comunidade e das autoridades para a necessidade de criação de políticas públicas que ampliem o acesso das pessoas a esses cuidados.

O termo “Cuidados Paliativos” deriva da palavra ‘paliar’, que significa aliviar, atenuar, proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), paliar alguém é “uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual”.

Cuidado paliativo é a assistência prestada a pacientes em fase avançada de doença progressiva e sem a possibilidade de cura, na busca de aliviar a dor e o sofrimento, considerando, além dos sintomas físicos, aspectos psicológicos, sociais e espirituais.

Considera a vontade e valores do paciente e família por meio de uma comunicação clara e constante. Procura não expor o paciente a procedimentos e intervenções que não tenham um objetivo claro de diminuir sintomas e aliviar sofrimento.

É importante ressaltar que esse cuidado não se restringe a cuidados de fim de vida e limitações de suporte, mas sim a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar e ao paciente e definição de plano terapêutico individualizado com o objetivo de oferecer o melhor cuidado, independente do estágio da doença em que se encontra.

Equipes de cuidados paliativos têm atuação inter profissional e são compostas por médicos paliativistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.


Fontes
:

Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Universidade Federal de Pelotas
Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA)