SAÚDE OCUPACIONAL


081
ERICSON, Bagatin; ANTAO, Vinícius Cavalcanti dos Santos; PINHEIRO, Germania Araújo. Vigilância epidemiológica e doenças ocupacionais respiratórias. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v. 32, supl. 1, p. S1-S4, maio 2006. Disponível em Scielo

A consolidação de uma base de dados é fundamental para a priorização de medidas de orientação, prevenção e controle das doenças em geral e para a elaboração de políticas públicas em saúde. Enquanto vários países possuem consistentes sistemas de vigilância epidemiológica, entre nós, ainda carecemos de uma estrutura adequada de coleta, processamento e divulgação de dados. Entendemos como imprescindível uma ação conjunta entre os profissionais da saúde afeitos ao tema para que, o mais breve possível, possamos construir uma base de dados que contemple satisfatoriamente a epidemiologia das doenças respiratórias ocupacionais.

082
TERRA FILHO, Mário; FREITAS, Jefferson Benedito Pires de; NERY, Luiz Eduardo. Doenças asbesto-relacionadas. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v. 32, supl. 1, p. S48-S53, maio 2006. Disponível em Scielo

Apresenta-se uma revisão bibliográfica das doenças asbesto-relacionadas. São discutidos e atualizados os critérios diagnósticos, as características radiológicas, tomográficas e funcionais das alterações benignas de pleura, da asbestose, do câncer de pulmão ocupacional e do mesotelioma maligno de pleura.

083
TERRA FILHO, Mário; SANTOS, Ubiratan de Paula
. Silicose. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v. 32, supl. 1, p. S41-S47, maio 2006. Disponível em Scielo

Os autores apresentam uma revisão da literatura nacional e internacional e discutem aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, funcionais e do diagnóstico da silicose. São revistas a classificação clínica, as formas de tratamento e outras doenças sílico relacionadas, como a tuberculose, o câncer de pulmão e a esclerodermia. Aspectos preventivos e médico-legais também são discutidos.