“Sua saúde digestiva: um intestino saudável desde o início” : 29/5 – Dia Mundial da Saúde Digestiva


 

Desde o nascimento, o trato gastrointestinal atua para fornecer nutrientes ao organismo, aumentar a resposta imune, abrigar a microbiota intestinal e servir como um “segundo cérebro” com o eixo cérebro-intestino.

As necessidades dietéticas mudam desde o nascimento, passando pela infância e idade adulta. Uma dieta saudável pode promover a função ideal dos órgãos e um microbioma sadio.

A compreensão das funções normais do trato gastrointestinal e da dieta também ajudará a identificar problemas que requeiram atendimento médico.

 

O Dia Mundial da Saúde Digestiva é comemorado todos os anos em 29 de maio, com eventos, atividades e iniciativas que continuam a ocorrer durante e além do ano da campanha. Foi instituído pela World Gastroenterology Organisation (WGO) para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças do aparelho digestivo.

Por meio de mensagens simples para o público geral é possível oferecer informações sobre o importante papel da dieta na saúde gastrointestinal. Em todo o mundo, pacientes, incluindo crianças, gastroenterologistas, prestadores de cuidados primários e outros profissionais de saúde são convidados a participar, como forma de educar para promover um estilo de vida saudável.

 

O aparelho digestivo é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais, nunca entram em contato direto com o alimento, mas produzem ou armazenam secreções que passam para o tubo digestivo e auxiliam a decomposição química do alimento.

Infecções e maus hábitos alimentares são os principais fatores para o desenvolvimento de doenças e tumores na região.

Nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, os tumores de estômago estão entre os mais incidentes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o quarto mais comum entre homens e, em mulheres, é o sexto.

As principais doenças do aparelho digestivo são a gastrite, doença do refluxo, intolerância à lactose e as doenças inflamatórias intestinais.

Sintomas mais comuns de doenças do aparelho digestório:

Náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal – mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos. Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, e até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente, merecem atenção.

Prevenção de doenças digestivas:

Mudanças de hábitos simples podem prevenir algumas delas. Gastrite e doença do refluxo podem ser prevenidas evitando a ingestão em excesso de condimentos, gorduras, frituras e da cafeína. Evitar comer com líquidos, melhorar a mastigação, higiene adequada dos alimentos, não comer e deitar e evitar excessos alimentares, principalmente à noite, são alguns hábitos que podem ajudar a melhorar a saúde do aparelho digestivo.

Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre vários outros problemas, são responsáveis por muitos transtornos. Portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são a melhor maneira de curar e evitar complicações de qualquer doença. Na presença de sintomas, o recomendado é procurar um médico e evitar a automedicação.

 

Fontes:

Núcleo de Telessaúde de São Paulo
Oncocentro de Curitiba – PR
World Gastroenterology Organisation (WGO)