UNA-SUS/UFG abre matrículas para três cursos sobre Saúde Digital


 

Já estão abertas as matrículas para três cursos auto instrucionais, oferecidos pela Universidade Federal de Goiás, uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG). As qualificações trazem conceitos de governança, pensamento computacional e o sistema de saúde brasileiro.

Profissionais de todas as áreas da saúde, bem como os interessados pela temática podem se matricular até o dia 30 de novembro de 2023. Os cursos são livres, gratuitos e tem início imediato. Confira:

  • Governança em Saúde Digital no Mundo e no Brasil

Com o objetivo de promover o entendimento dos conceitos de governança em geral e de Saúde Digital em particular, o curso explora as dimensões cobertas pela governança, a complexidade dos ambientes heterogêneos, a necessidade de gestão do Plano de Ação (e não apenas de projetos específicos), e a necessidade de um Plano de Monitoramento e Avaliação robusto.

Para isso, traz os principais conceitos sobre governança em saúde digital, governança no plano de ação, monitoramento e avaliação da Estratégia de Saúde Digital (PAM&A). Além disso, apresenta as melhores práticas para os modelos de governança de saúde digital, Governança de Saúde Digital no mundo e no Brasil, o Modelo de governança 4.0 e os modelos internacionais de Governança em Saúde Digital.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

  • Pensamento Computacional

Este curso tem como objetivo promover conhecimento, compreensão e empoderamento do público-alvo acerca da computação. Para isso, o conteúdo está dividido em três unidades, a saber:

1 – Como funcionam os sistemas computacionais;
2 – Como são construídos os sistemas computacionais;
3 – Perspectivas.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

  • Sistema de Saúde Brasileiro

O objetivo deste curso é proporcionar a gestores, profissionais de saúde e da tecnologia da informação em saúde, conhecimentos estruturais a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) para que consigam associar princípios e diretrizes, políticas e a concepção de redes de atenção no SUS à concepção de saúde digital, proporcionando habilidades tanto no manuseio de TICs no contexto de assistência e gestão quanto para orientação e engajamento do paciente ao uso das mesmas.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

 

Para saber mais sobre outros cursos UNA-SUS, clique aqui.


Fonte
:

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)