Dicas de verão: Cuidados com os cabelos


 

Sol, areia, água salgada, cloro, chuveiros nem sempre adequados ou com a temperatura acima do ideal. Verão é uma temporada de calor e ambiente nocivo aos cabelos.

O cabelo é composto por células que produzem queratina, uma proteína responsável pela força e resistência dos fios e impermeabilidade à agua. A camada mais externa chama-se cutícula, é bem fina, cheia de queratina e atua como uma barreira protetora do fio, além de ser responsável pela textura, brilho e maciez.

Além da função estética, os cabelos são responsáveis pela proteção da pele contra a radiação solar, além de ajudar a diminuir o atrito com a pele, a proteger orifícios e, em algumas áreas do corpo, têm função tátil, de  percepção da sensibilidade.

Para manter o cabelo saudável, evitar doenças e, se necessário, tratá-las de forma correta, é preciso ter atenção e cuidado, lembrando sempre de buscar um profissional médico dermatologista para o diagnóstico e a definição do tipo de ação necessárias para cada situação.

Abaixo, seguem dicas para o antes e o depois do sol, no verão:

– Bonés e chapéus são parceiros de qualquer cabelo quando na praia ou piscina, para evitar os danos causados por raios Ultra Violeta.
– Quem não gostar de bonés ou chapéus deve dar preferência aos produtos sem enxague para proteção solar e reaplicá-los a cada duas ou três horas.
– Produtos com silicone normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar.
– Na ausência de uma ducha, as pessoas devem deixar sempre uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química do cabelo como ajuda a deixá-lo mais bonito.
– Jamais encharcar o cabelo de creme e ir para o sol, hábito muito comum nas praias e clubes brasileiros. Química associada ao sol, mesmo de produtos hidratantes, deixa os cabelos mais frágeis e danifica os fios com facilidade.
– Em relação ao item anterior, se o produto hidratante for aplicado em cabelo úmido antes de tomar sol, o risco de dano é ainda maior.
– Lavar os cabelos após sol, mar e piscina deve sempre ser feito com água mais morna ou fresca. A água quente desidrata os fios e prejudica as proteínas capilares.
– Ao chegar em casa, lavar o cabelo – agora, sim, ele pode ser hidratado com máscaras, de preferência com produtos contendo óleos vegetais e aloe vera (babosa) em sua composição.
– Se não houver nenhuma máscara hidratante em casa, um copo de iogurte natural pode substituí-la como máscara hidratante. O iogurte apresenta nutrientes excelentes para a boa saúde dos fios.
– Produtos neutros, como xampus infantis, para cabelos tingidos ou quimicamente tratados ou específicos para a estação, são sempre boas pedidas.
– Usar produtos com silicone nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

Além da proteção contra os efeitos do sol, a hidratação, a alimentação e o vestuário adequados são fatores importantes para a manutenção da saúde durante o período de verão.

Uma boa dieta alimentar vai refletir na saúde dos cabelos. Ingerir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, por exemplo, ajuda a manter os fios saudáveis. Eles auxiliam o sistema imunológico e promovem a regeneração celular, incluindo o crescimento dos cabelos. São fontes destas vitaminas os ovos, peixes, leite e seus derivados, castanhas, abacate e vegetais verdes (brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Para ter cabelos saudáveis o ano todo é preciso, ainda, seguir alguns cuidados:

– Não prender o cabelo muito apertado por tempo demais;
– Não usar escovas sujas e cheias de cabelo;
– Consumir alimentos saudáveis e proteicos, como: feijão, edamame (soja verde), grão de bico, lentilha, brócolis;
– Não usar fronhas de algodão – elas provocam muito atrito com o couro cabeludo e, com o passar dos anos, danifica bastante os fios;
– Não lavar os cabelos com água muito quente – ela abre as cutículas dos fios, deixando-os quebradiços e sem viço, além de aumentar a produção de sebo – péssimo para problemas como caspa e inflamações capilares;
– Usar produtos variados – o excesso de cremes e agentes hidratantes pode deixar resíduos sob as escamas. Intercale xampus de limpeza com xampus hidratantes e retire resíduos pelo menos a cada 7 lavagens;
– Não exagerar nos tratamentos capilares, pois em excesso podem quebrar os fios. É preciso moderação na química e nas escovas;
– Não esfregar demais ao lavar os cabelos – quando molhados os fios ficam mais desprotegidos. Deixar secar um pouco antes de pentear;
– Molhar os cabelos com água da torneira antes de entrar em piscinas – o cloro não faz bem para o cabelo. Então, proteja os fios molhando-os antes com água da torneira;
– Lavar os cabelos todos os dias é saudável, desde que seja com produtos adequados.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em dezembro de 2022.

 

Fontes:

Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA)
Revista Preven, ago. 2021
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seção RS
Sociedade de Pediatria de São Paulo