“Unidos”: 29/10 – Dia Nacional e Mundial da Psoríase


 

Desde o primeiro Dia Mundial da Psoríase, há mais de dez anos, muitas vitórias importantes foram conquistadas. Ainda assim, as pessoas com a doença continuam a enfrentar necessidades não atendidas. Unidos, aproveitamos a oportunidade da data para agir.

A International Federation of Psoriasis Associations definiu “Unidos” como tema da campanha de 2021, com a mensagem de que indivíduos, profissionais de saúde, organizações e empresas em todo o mundo se unam para falar a partir de uma plataforma comum. Juntos, transformamos a vontade política em ação. Exigimos progresso. As promessas feitas à comunidade psoriásica serão cumpridas.

Mundialmente, cerca de 3% da população, ou seja, 125 milhões de pessoas convivem com a enfermidade.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) coordena as ações da data e alerta a população sobre a doença que afeta cerca de cinco milhões de pessoas no País, em especial os grupos de 30 a 40 anos e de 50 a 70 anos, sem distinção quanto ao gênero.

As atividades visam combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas com psoríase e a estratégia desenvolvida neste ano pela SBD inclui postagens de textos e imagens nas redes sociais, compartilhamento de vídeos de especialistas com esclarecimentos e a participação de celebridades com depoimentos sobre o tema.

Psoríase é uma doença de pele, relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. É uma enfermidade auto inflamatória da pele, que, por predisposição genética, somada a fatores ambientais ou de comportamento, causa o aparecimento de lesões avermelhadas e que descamam.

Acredita-se que ela se desenvolva quando as células responsáveis pela defesa do organismo, os linfócitos T, liberam substâncias inflamatórias que provocam dilatação dos vasos sanguíneos e dirigem outras células do sistema de defesa para pele, como os neutrófilos.

Este processo de ataque inflamatório faz com que a pele responda acelerando sua proliferação, o que resulta na descamação observada nas lesões. Normalmente, essa cadeia só é quebrada com tratamento.

É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado. Em até 30% dos casos, inflamação similar pode acontecer nas articulações, levando à artrite psoriásica, outra manifestação da doença.

Também existe associação de psoríase com doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de câncer e distúrbios do humor, o que diminui a qualidade de vida do paciente e pode também, dependendo da gravidade, diminuir a expectativa de vida, se não tratada.

O mesmo processo de auto inflamação que causa lesões na pele e nas articulações parece ser o responsável pelo aparecimento das comorbidades.

Sintomas:

Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento; coceira, queimação e dor; unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações da sua forma (sulcos e depressões); inchaço e rigidez nas articulações; em casos mais graves, destruição das articulações e deformidades.

Tratamento:

Cada tipo e gravidade de psoríase podem responder melhor a um tipo diferente de tratamento ou a uma combinação de terapias. O que funciona bem para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra, pois o tratamento é individualizado.

Hoje, com as diversas opções terapêuticas disponíveis, já é possível viver com uma pele sem ou quase sem lesões, independentemente da gravidade da psoríase.

O tratamento é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Nos casos leves, hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos apenas na região das lesões e exposição solar orientada por dermatologista podem ser suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas.

A psoríase pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e na autoestima do paciente, o que pode piorar o quadro. Assim, o acompanhamento psicológico é indicado em alguns casos.

Outros fatores que impulsionam a melhora e até o desaparecimento dos sintomas são uma alimentação balanceada, o controle do peso e a prática de atividade física. O paciente nunca deve interromper o tratamento prescrito sem autorização do médico. Esta atitude pode piorar a psoríase e agravar a situação.

É importante estar atento ao sinais da doença. Caso perceba qualquer um dos sintomas, procure o dermatologista imediatamente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menores os riscos de impacto da doença sobre a qualidade e quantidade de vida.

Um estilo de vida saudável pode ajudar na diminuição da progressão ou melhora da psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. É importante estar atento aos sinais e ao perceber qualquer um dos sintomas, procurar o dermatologista imediatamente.

 

Fontes:

International Federation of Psoriasis Associations
Psoríase Brasil
Sociedade Brasileira de Dermatologia