Covid 19


 

Covid 19 é uma infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A doença é potencialmente grave, altamente transmissível e espalhou-se por todo o mundo.

Transmissão:

Assim como outros vírus respiratórios, o da Covid 19 é transmitido, principalmente:

– Contato com saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca quando uma pessoa espirra, tosse ou fala;

– Contato com gotículas respiratórias contendo vírus, de uma pessoa infectada para outra, quando ela tosse ou espirra, principalmente quando ela está a menos de 1 metro de distância;

– Contato com gotículas respiratórias menores, chamadas aerossóis, que contém os vírus e que podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).

– Contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), ou com objetos e superfícies contaminados, como maçanetas e corrimãos;

Os estudos indicam que a maioria das infecções se espalha por contato próximo (menos de 1 metro), principalmente por meio de gotículas respiratórias.

A partir do momento em que houve contato com o vírus, o início dos sintomas pode variar de 1 a 14 dias, mas, geralmente é de cinco a seis dias.


Sinais e sintomas:

Há pessoas que não apresentam sintomas, outras têm sintomas leves, como febre, cansaço, tosse seca.

Outros sintomas menos comuns são: perda de paladar ou olfato, nariz entupido, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de lesões na pele, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.

Entre os sintomas de quadros graves da COVID-19 estão falta de ar, perda de apetite, confusão, dor persistente ou pressão no peito e alta temperatura (acima de 38 ° C).

Outros menos comuns são: irritabilidade, confusão, consciência reduzida (às vezes com convulsões), ansiedade, depressão, distúrbios do sono, complicações neurológicas mais graves e raras (como acidentes vasculares cerebrais, inflamação do cérebro, delírio e danos aos nervos).

Aproximadamente 80% dos pacientes que apresentam sintomas se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar; 15% ficam gravemente doentes e precisam de oxigênio e 5% ficam gravemente doentes e precisam de cuidados intensivos.

As complicações que levam à morte podem incluir insuficiência respiratória, síndrome do desconforto respiratório agudo, formação de coágulos nos vasos sanguíneos, infecção generalizada, insuficiência de múltiplos órgãos, incluindo lesão do coração, fígado ou rins.

Em raras situações, as crianças podem desenvolver uma síndrome inflamatória grave algumas semanas após a infecção.


Prevenção
:

– Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.
– Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.
– Manter uma distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
– Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
– Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
– Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.

 

Vacinação:

Os vírus, incluindo o da Covid 19, têm grande poder de mudar, originando variantes. Eles se adaptam a novos ambientes e se tornam mais transmissíveis e mais graves.

A vacinação protege as pessoas contra as novas variantes, contra os casos graves e diminui as hospitalizações. Portanto, é fundamental manter as medidas de prevenção e tomar todas as doses da vacina que estiver disponível no seu município.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2021

 

Fontes:

Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Secretaria da Saúde da Bahia