Dicas de Verão: Nova Dica em Saúde da BVSMS é sobre cuidados com os cabelos


Sol, areia, água salgada, cloro, chuveiros nem sempre adequados ou com a temperatura acima do ideal. Verão é uma temporada de calor e ambiente nocivo aos cabelos.

O cabelo é composto por células que produzem queratina, substância responsável pela força e resistência dos fios. A camada mais externa chama-se cutícula, é bem fina, cheia de queratina e atua como uma barreira protetora do fio, além de ser responsável pela textura, brilho e maciez.

Além da função estética, os cabelos são responsáveis pela proteção da pele contra a radiação solar, além de ajudar a diminuir o atrito com a pele, a proteger orifícios e, em algumas áreas do corpo, têm função tátil, de  percepção da sensibilidade.

Para manter o cabelo saudável, evitar doenças e, se necessário, tratá-las de forma correta, é preciso ter atenção e cuidado, lembrando sempre de buscar um profissional médico dermatologista para o diagnóstico e a definição do tipo de ação necessárias para cada situação.

 

Confira a nova Dica, na íntegra!

 

Dicas em Saúde são informações de utilidade pública sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros, direcionadas ao público em geral.