Instituições da América Latina e do Caribe receberão doações para apoiar a eliminação de doenças transmissíveis


 

Seis instituições da Argentina, Brasil, Haiti, México e Peru receberão bolsas de pesquisa para temas relacionados à tuberculose e outras infecções oportunistas em HIV avançado, infecções sexualmente transmissíveis e vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV-1), que pode causar um tipo de câncer.

Essas doações de cerca de 30.000 dólares fazem parte da iniciativa “Pesquisa operacional para apoiar a eliminação de doenças transmissíveis na região da América Latina e Caribe”, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do TDR (Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais do UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial e Organização Mundial da Saúde (OMS)).

“A pesquisa operacional é fundamental para gerar evidências e informações que permitam avançar na eliminação de doenças na América Latina e no Caribe”, disse o Dr. Massimo Ghidinelli, diretor interino de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da OPAS. “Os subsídios para essas investigações expandirão nosso conhecimento e fortalecerão a resposta da saúde pública”, disse ele.

“Estamos muito satisfeitos em ver esses projetos tão promissores sendo identificados. Estamos confiantes de que trabalhando com a OPAS e os donatários teremos resultados deste trabalho para apoiar a iniciativa de eliminação na América Latina e na região do Caribe”, disse o Dr. Garry Aslanyan, Gerente de Parcerias e Governança do TDR.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem com HIV na América Latina e no Caribe. Estima-se que, na região, 291 mil pessoas contraíram tuberculose em 2020, 10% das quais vivendo com HIV. As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de fácil cura, afetam aproximadamente 38 milhões de pessoas entre 15 e 49 anos na região, segundo as últimas estimativas da OMS. Enquanto isso, estima-se que entre 5 e 10 milhões de pessoas estejam infectadas com o HTLV-1 em todo o mundo.

Instituições e projetos selecionados:

– UBATEC S.A. – Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Fortalecimento de grupos de trabalho em Saúde e Ciência para otimizar a vigilância do vírus linfotrópico de células T humanas na Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI/Fundação Oswaldo Cruz, Brasil: Infecções oportunistas por fungos e micobactérias em pacientes com HIV/AIDS: Importância dos métodos rápidos no diagnóstico laboratorial da criptococose, histoplasmose e tuberculose.

– Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil: Transmissão vertical do vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV): validação do efeito protetor dos inibidores da integrase na transmissibilidade do inóculo lácteo infectado e a importância do fluido oral para diagnóstico.

– Zanmi Lasante, Haiti: Avaliando a viabilidade de usar agentes comunitários de saúde para conduzir o rastreamento de contatos por meio de testes domiciliares para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

– Instituto Nacional de Doenças Respiratórias Ismael Cosio Villegas, México: Protocolo para a implementação de estudos de diagnóstico rápido de infecções oportunistas em centros de referência na Cidade do México.

Universidad Peruana Cayetano Heredia, Peru: Sistemas de notificação para parceiros sexuais para acelerar o tratamento e melhorar o manejo das ISTs.

Os subsídios podem ser usados para cobrir tempo de pesquisa, coleta e análise de dados e outras atividades relacionadas.

As equipes responsáveis pelos projetos selecionados desenvolverão, em coordenação com a OPAS e o TDR, um protocolo para a realização de pesquisa operacional, que será submetido à avaliação de comitês de ética em nível nacional e regional. As atividades de coleta de dados serão então iniciadas. A assistência técnica será fornecida em todas as atividades para garantir a produção de resultados de pesquisa válidos e relevantes e para auxiliar na integração dos resultados no programa, política e/ou sistema de saúde.

Espera-se que cada destinatário publique um artigo revisado por pares, bem como um resumo de política para demonstrar como as intervenções melhoraram, como parte da estratégia de eliminação de doenças.

 

Fonte:

World Health Organization (WHO)