Usando testes de HPV para rastreamento de câncer cervical e gerenciamento de mulheres com HPV positivo – um guia online prático


 

O câncer cervical mata mais de 300.000 mulheres por ano em todo o mundo e é o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres atualmente. Cerca de 90% das mortes por câncer cervical ocorrem em países de baixa e média renda. No entanto, o câncer cervical é um dos tipos de câncer mais evitáveis.

Para marcar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Papilomavírus Humano (HPV), celebrado em 03 de março, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) está lançando um novo atlas – o guia prático on-line projetado para ajudar os profissionais de saúde a usar testes de HPV para triagem de câncer cervical e gerenciamento de mulheres com HPV positivo.

“A eliminação do câncer do colo do útero é possível por meio da vacinação de meninas adolescentes contra o HPV, triagem de mulheres com teste de HPV e manejo adequado de lesões precursoras cervicais detectadas por triagem e cânceres”, diz o Dr. Partha Basu, chefe da Divisão de Detecção Precoce, Prevenção e Infecções da IARC.”

O novo atlas é um recurso on-line passo a passo para autoaprendizagem e uma ferramenta preciosa para provedores de serviços de saúde, triagem e tratamento pré-câncer em todos os países que estão implementando a estratégia de controle e prevenção do câncer cervical baseado em triagem para HPV.”

A ferramenta abrange a história natural do câncer cervical, os princípios e tipos de teste de HPV, etapas para coleta de amostras, interpretação dos resultados e manejo de mulheres HPV positivo, incluindo mulheres vivendo com HIV. Este recurso, que está alinhado com as últimas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre triagem e gerenciamento de mulheres com exames positivos está disponível gratuitamente.

Acesse aqui o novo atlas do HPV!

 

Fonte:

Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC)