Instituto Butantan inaugura o primeiro Museu da Vacina da América Latina


 

O Instituto Butantan inaugurou na terça-feira, dia 7 de março, o primeiro Museu da Vacina da América Latina. Localizado no Parque da Ciência do Butantan, o novo Museu oferece atividades interativas que ajudam o público a entender mais sobre o processo de produção das vacinas, o funcionamento do sistema imune e curiosidades sobre o universo das vacinas.

“O Instituto Butantan trabalha com educação, ensino e difusão da ciência há muitos anos. O instituto também fabrica vacinas e faz um esforço enorme para contribuir com o Programa Nacional de Imunizações, com as campanhas. Hoje mesmo saiu um caminhão com 10 milhões e 600 mil doses da vacina da influenza, antecipando a entrega em três semanas. O Butantan está aqui a serviço da vida”, afirmou o diretor do Instituto Butantan e professor da USP, Esper Georges Kallas.

O Museu da Vacina foi construído na Casa Rosa, um casarão de 550m², que foi a primeira sede da Fazenda Butantan. Na visita, o público poderá visualizar as etapas do desenvolvimento de um imunizante, conhecer as plataformas tecnológicas vacinais, o funcionamento do sistema imune e de memória imunológica do corpo humano, além da reação do organismo vacinado, entre outras atividades interativas. Ao fim do tour no museu, os visitantes poderão ainda entrar em um cinema 6D, que simula a ação da vacina dentro do corpo humano.

Além da inauguração do novo museu, a cerimônia também marcou o início a Campanha Vacina 100 Dúvidas, com foco no aumento da cobertura vacinal do Estado de São Paulo.

 

Fonte:

Erika Yamamoto: Jornal da USP