Ferramenta de redimensionamento do texto

+A
-A
Caminho desta página: Inicial > Informações Estratégicas > Políticas e Diretrizes

Informações Estratégicas

Neste espaço estão disponíveis informações sobre a Terminologia da Saúde e futuramente serão lançados publicações com temas referentes ao Pacto pela Saúde, cujas diretrizes orientam hoje o processo de descentralização e regionalização dos Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualizado em 03/05/2010

Gestão por resultados

O Departamento de Apoio a Gestão Descentralizada – DAGD desenvolve o tema da Gestão por Resultado – GPR visando o alcance da meta, no Objetivo de Contribuição – Estimular e apoiar a estruturação de modelos de gestão por resultados nos Estados, conforme Eixo 5 do Programa Mais Saúde – Qualificação da Gestão.

A GPR faz uma distinção entre o conceito de PRODUTOS (efeitos imediatos de uma ação) e de RESULTADOS (efeito intermediário na população alvo da ação), colocando que os produtos privilegiam uma visão do ambiente interno, limitando os seus efeitos no valor que as políticas públicas agregam ao ambiente externo e os resultados representam uma visão mais abrangente, com efeitos também para o ambiente externo, focando no caso público, para o bem estar da sociedade.

A iniciativa deste trabalho é a de incentivar a prática rotineira do MONITORAMENTO e AVALIAÇÃO – M&A, visando uma reflexão critica que seja indutora para uma mudança de gestão focada em resultados para a população, padronizando conceitos básicos e construindo um pensamento lógico para o desenvolvimento das práticas em M&A à luz do Pacto pela Saúde, diferenciando a prática do M&A normativo.

A incorporação da prática do monitoramento e avaliação nas rotinas de trabalhos é fundamental para a criação de um ambiente sustentável da gestão pública por resultados. São esses dois procedimentos que permitem a revisão e o redesenho constante das peças necessárias para incrementar o resultado das políticas públicas, atendendo os requisitos da eficiência e eficácia da gestão publica, alem de fomentar um aprendizado interno e externo contínuo, fortalecendo um senso crítico, visando a melhoria da gestão na saúde do Brasil.

Conheça outras políticas...


Endereço do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo. CEP: 70058-900.
Brasília/DF. Tel.: (61) 3315-2425. Disque Saúde: 0800 61 1997