Hanseníase


A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, em homenagem à Gerhard Henrick Armauer Hansen, médico e bacteriologista norueguês, que descobriu a doença, em 1873.

Sinais e sintomas:

– sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
– áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
– caroços e placas em qualquer local do corpo;
– diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Transmissão:

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.

Tratamento:

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Prevenção:

Não há uma vacina específica para prevenir a hanseníase. No entanto, a vacina BCG, normalmente aplicada no nascimento para prevenir tuberculose, também reduz o risco de hanseníase, pois os agentes causadores de ambas as doenças são semelhantes. Por isso, pessoas próximas do paciente com hanseníase que não tenham apresentado sintomas da doença podem receber recomendação para se vacinar.

Recomendações:

– Não desistir do tratamento, que é longo, mas eficaz se não for interrompido. A primeira dose do medicamento é quase uma garantia de que a doença não será mais transmitida;
– Convencer os familiares e pessoas próximas ao doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família;
– A hanseníase é uma doença estigmatizante, mas que tem cura, desde que devidamente tratada;
– Mulheres em idade reprodutiva devem se atentar ao fato de que um dos medicamentos usado no tratamento pode interagir com anticoncepcionais orais e reduzir sua eficácia.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica revisada em janeiro de 2024.

Fontes:

Agência Fiocruz de Notícias
Dr. Dráuzio Varella
Ministério da Saúde. Saúde de A a Z
Sociedade Brasileira de Dermatologia