Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dicas em Saúde > Refluxo gastroesofágico
Início do conteúdo da página

Hipertireoidismo

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 16h15 | Acessos: 9069

O hipertireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Causas:

O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide. A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

Diagnóstico:

O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH.

Sintomas:

- um dos sintomas mais frequentes da Doença de Graves ocorre nos olhos. Podem ocorrer dor na movimentação, fotofobia (incômodo com a luz), olhos vermelhos e saltados;
- nervosismo, ansiedade e irritação, assim como mãos trêmulaas e suor nas mãos;
- podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos;
- aumento do volume da tireoide; bócio;
- insônia;
- perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.

Tratamento:

O tratamento deve ser introduzido assim que o problema for diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente, com acompanhamento de um endocrinologista e dosagem hormonal verificada periodicamente.


IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2.006 e revisada em janeiro de 2.016.

Fontes:
Dr. Drauzio Varella
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

registrado em:
Fim do conteúdo da página