Check-up médico


O termo “check-up” significa checar, conferir. Na medicina, é usado para designar uma avaliação médica de rotina, associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Com a vida atribulada e corrida, muitas pessoas passam, literalmente, anos sem ir ao médico e assim podem deixar passar sinais que o corpo dá como indicativo de problemas mais sérios.

Objetivos:

Ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças que podem não apresentar sintomas, podendo levar a maiores índices de cura.

É possível, ainda, diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas (colesterol alto, diabetes, hipertensão) cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo.

No check-up são realizadas ações para cuidar das pessoas e apoiá-las a continuar tendo boa saúde, ou saber se têm algum problema que, até então, não sabiam. Isso pode ser determinante para a vida do paciente. Por exemplo, no caso do câncer de colo uterino na mulher, é importante fazer o exame do Papanicolau e conversar sobre comportamentos de risco que podem levar a doenças.

Diferentes abordagens são feitas de acordo com a idade do paciente e, na hora de solicitar exames, os critérios avaliados incluem também a história familiar e pessoal, além do comportamento no dia a dia.

Basicamente em um check-up devem ser avaliados, dentre outros, os itens abaixo:

– Sangue: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, insulina, hormônios da tireoide e do fígado;
– Aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
– Teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite B e C;
– Função pulmonar (indicada aos fumantes);
– Avaliação da próstata para os homens e exame Papanicolau para as mulheres;
– Mamografia para as mulheres;
– Exame de urina;
– Exame de fezes.

Cuidados básicos:

– Vá ao médico de maneira preventiva;
– Alimente-se de maneira saudável;
– Faça exercícios físicos regularmente;
– Não fume;
– Não abuse do álcool;
– Dirija com responsabilidade.

Por onde começar?

O check-up feito corretamente é importante e evita procedimentos desnecessários. No caso do Sistema Único de Saúde, o primeiro passo a ser tomado é procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde médicos e enfermeiros devem conversar com o paciente sobre exames periódicos. A especialidade médica Medicina de Família e Comunidade estuda, entre outros assuntos, a ciência do rastreamento, para solicitar exames e fazer uma abordagem preventiva centrada nas necessidades da pessoa, evitando exageros e exames desnecessários. O check-up também pode ser feito por um médico de confiança do paciente, como um clínico geral, por exemplo.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em setembro de 2020

Fontes:

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Hospital São Francisco
Hospital Sírio Libanês
Ministério da Saúde