Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 11/10 – Dia do Deficiente Físico
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

"Ame seus ossos, proteja seu futuro" – Dia Mundial da Osteoporose 2017

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 09h51
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 10h06

A data (20/10) foi criada para chamar a atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. Outro dado da IOF revela que de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose; e deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento.

Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem de osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

Problema Silencioso

A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.


Fontes:

International Osteoporis Foundation

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Confira aqui bibliografia técnico-científica sobre osteoporose, publicada nos últimos cinco anos em texto completo!

registrado em:
Fim do conteúdo da página