05/5 – Dia Mundial da Higiene das Mãos: cuidado seguro para todos está nas suas mãos!


A campanha mundial ‘Salve vidas: higienize suas mãos’, estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2019 tem como tema: “cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.

Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada:

– antes de tocar o paciente;
– antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
– após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
– após tocar o paciente; e
– após tocar superfícies próximas ao paciente.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.

A fim de lembrar a importância da higienização adequada das mãos para a segurança do paciente, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) divulgou material educativo sobre a higienização das mãos com água e sabão e também com preparações alcoólicas:

Higienizacao maos noticia

Fontes:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

ANVISA. Protocolo para Prática da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde

Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos – ISMP Brasil