14/4 – Dia Mundial da Doença de Chagas


A data foi incluída no calendário mundial da saúde em 2019 e no ano de 2020 é comemorada oficialmente pela primeira vez. O objetivo principal da comemoração é alertar para a importância da conscientização sobre o combate à doença.

A doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase americana, tem sido denominada “doença silenciosa e silenciada”, não apenas por seu curso clínico lento e frequentemente assintomático, mas também porque afeta, principalmente, pessoas pobres que não têm voz política ou acesso a serviços de saúde.

Foi nessa data, em 1909, que a primeira paciente, uma menina brasileira chamada Berenice Soares de Moura, foi diagnosticada para essa doença pelo Dr. Carlos Ribeiro Justiniano Chagas.

Endêmica nos países da América Latina, a doença de Chagas está presente em muitos outros, tornando-se um problema de saúde global. A conscientização sobre essa doença tropical negligenciada, frequentemente diagnosticada em seus estágios finais, é essencial para melhorar as taxas de tratamento e cura precoces, juntamente com a interrupção de sua transmissão.

A doença de Chagas é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A transmissão ocorre nas seguintes condições:

– contato com fezes de parasitos infectados, após picada pelo inseto barbeiro;
– ingestão de alimentos contaminados com parasitos;
– transmissão de parasitos de mulheres infectadas para seus bebês, durante a gravidez ou o parto;
– transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios;
– acidentalmente, pelo contato da pele ferida ou de mucosas, com material contaminado.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

– febre prolongada (mais de 7 dias);
– dor de cabeça;
– fraqueza intensa;
– inchaço no rosto e pernas.

Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:

– problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
– problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.

Tratamento:

O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado e acompanhado por um médico, após a confirmação da doença. Os medicamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, gratuitamente.

Prevenção:

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada ao modo de transmissão.

Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da aplicação de inseticidas residuais, feita por equipe técnica habilitada.

Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.

Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas em áreas de mata.

Para prevenir a transmissão oral, devem ser intensificadas as ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, com especial atenção ao local de manipulação de alimentos, devendo ser realizadas ações de capacitação para manipuladores de alimentos e de profissionais de informação, educação e comunicação.

Fontes:

Fundação Oswaldo Cruz
Ministério da Saúde. Saúde de A a Z
Organização Mundial da Saúde