Quando você usa o SUS?


O Sistema Único de Saúde (SUS) é o serviço público de saúde do Brasil. Criado pela Constituição Federal de 1988, ele teve seu projeto elaborado durante 8ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em 1986, com a participação de gestores, profissionais de saúde e da população. É dever do SUS garantir o direito universal à saúde do povo brasileiro.

A União, os estados e municípios, juntos, financiam a saúde pública no país e partilham as responsabilidades para o seu funcionamento. Cabe ao governo federal formular políticas nacionais, mas a implementação é feita pelos gestores dos estados e municípios.

A rede que compõem o SUS é enorme. Fazem parte dela diversas unidades de saúde, desde Unidades Básicas de Saúde, hospitais universitários até laboratórios e hemocentros (bancos de sangue). Fundações como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e institutos, como o Instituto Nacional de Câncer José Gomes Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), estão vinculadas ao SUS. As autarquias como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), também.

Ou seja, o alcance do SUS vai muito além de apenas serviço médico. E você, sabe quando usa o SUS?

Você usa o SUS quando…
… compra um remédio na farmácia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) normatiza, controla e fiscaliza produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde. Para ser vendido o medicamento precisa ter autorização da Anvisa.

Você usa o SUS quando…
… toma uma vacina no posto de vacinação

Por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, todos os anos, mais de 300 milhões de doses de vacinas. Ao todo, são oferecidos, gratuitamente, 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas. O programa transformou o Brasil em um dos países que oferece o maior número de vacinas do mundo.

Você usa o SUS se…
… sofre um acidente de trânsito e precisa de atendimento

Quando é necessário atendimento de urgência pode ser acionado o Samu 192. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. A sua gestão é feita por gestores estaduais e municipais, com a metade do custeio financiado pelo Ministério da Saúde. O Samu funciona 24 horas, todos os dias da semana. A ligação para o número 192 é gratuita.

Você usa o SUS se…
… faz tratamento para tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O tratamento é gratuito no SUS. No Brasil, os medicamentos usados nos esquemas padronizados para a tuberculose são a isoniazida (H), a rifampicina (R), a pirazinamida (Z) e o etambutol (E).

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde