05/5 – Dia Internacional da Parteira


 

A atenção ao parto e ao nascimento domiciliar é uma prática milenar. De acordo com pesquisadores, a atividade das parteiras era muito respeitada nas eras egípcia e greco-romana. O conhecimento era passado de geração para geração entre as mulheres. Já na Alta Idade Média, cerca de mil anos depois de Cristo, as parteiras foram consideradas hereges e condenadas à forca ou à fogueira.

No período colonial, as mulheres africanas escravizadas serviram como parteiras no Novo Mundo. Enquanto isso, na Europa, o atendimento a gestantes começou a mudar no início do século XVII com a institucionalização das práticas médicas. Até que no século XIX, a obstetrícia sob a supervisão de médicos do sexo masculino foi substituindo o trabalho das parteiras.

No Brasil, os primeiros cursos de parto surgiram em 1832. Mesmo com a medicalização, já em meados de 1970, renasceu o movimento pelo parto natural e humanizado, trazendo luz novamente à figura das parteiras.

 

Ponte entre as comunidades e os centros de saúde tradicionais, as parteiras prestam serviços vitais de saúde materna que são essenciais para reduzir as mortes maternas e tornar o parto mais seguro em áreas remotas e carentes, e em crises humanitárias. Parteiras não só salvam vidas, como também capacitam as mulheres e os casais a fazerem escolhas informadas e saudáveis.

Formar e capacitar parteiras é uma forma inteligente, econômica e sustentável de nos aproximar do acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva – meta essencial dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Parteiras são heroínas da saúde pública, assegurando que uma mulher possa ter uma gravidez saudável, parto seguro e cuidados essenciais para o recém-nascido – que estão entre os direitos humanos mais básicos.

No entanto, são muito poucas as mulheres que têm acesso aos cuidados prestados pelas parteiras. Um recente estudo de modelização sugere que se as intervenções das parteiras alcançassem uma cobertura de 95%, seria possível evitar 67% dos óbitos maternos, 65% dos natimortos e 64% dos óbitos neonatais, salvando assim 4,3 milhões de vidas por ano até 2035.

Uma porcentagem significativa das vidas salvas ocorreria na África Subsariana, onde todos anos se registra cerca de 200.000 mortes maternas e um milhão de bebês morrem nas primeiras quatro semanas de vida. Esta é uma situação trágica que exige ações para aumentar a cobertura dos serviços de obstetrícia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma carência global de 900 mil parteiras.

No Brasil, os desafios da atenção obstétrica e as possibilidades de parceria foram os principais temas de reunião entre o Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA Brasil) e a Confederação Internacional de Parteiras, realizada em novembro de 2022.

Anna Cunha, Oficial de Programa para Saúde Reprodutiva e Direitos no UNFPA, destaca que o Brasil tem quase 3 milhões de partos ao ano, sendo que mais de 98% ocorrem em ambientes hospitalares e cerca de 57% são cesáreas – acima da meta de 15% recomendada pela OMS. “A promoção de serviços de saúde de qualidade e com equidade e profissionais de atenção obstétrica comprometidos com partos respeitosos e baseados em evidências é fundamental para acelerar o progresso do Brasil rumo ao alcance das metas da Agenda 2030. ”

Ambas as organizações manifestaram interesse em seguir com intercâmbio de informações, pesquisas e materiais para continuidade do diálogo e ações em rede para o fortalecimento das parteiras profissionais (enfermeiras obstétricas e obstetrizes) e a melhoria dos indicadores de saúde materna e neonatal.

Parteiras como agentes pelos direitos das mulheres

Parteiras (no caso do Brasil, enfermeiras obstétricas e obstetrizes) não apenas realizam partos. Eles e elas fornecem uma gama de serviços de saúde sexual e reprodutiva, assim como cuidados de pré-natal, pós-parto e cuidado neonatal. Também servem como poderosas defensoras do cuidado humanizado e dos direitos das mulheres.

 

Fontes:

Agência Brasil
Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA Brasil)
Organização Mundial da Saúde – Escritório Regional África
Portal da Inovação na Gestão do SUS – APS Redes