11/10 – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade


 

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Fatores genéticos desempenham papel decisivo na origem da obesidade, mais importante do que as influências ambientais e alimentares. O risco de obesidade quando nenhum dos pais é obeso é de 9%, enquanto, quando um dos genitores é obeso, eleva-se a 50%, atingindo 80% quando ambos são obesos.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadoras de sobrepeso.

A gravidade da obesidade é dividida em grau I (moderado excesso de peso) quando o IMC se situa entre 30 e 34,9; grau II (obesidade leve ou moderada) com IMC entre 35 e 39,9 e, por fim, grau III (obesidade mórbida) na qual IMC ultrapassa 40.

 

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública, acometendo cerca de 40% da população brasileira, o que aumenta o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado, entre outras.

O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Em linhas gerais, o tratamento farmacológico é adjuvante e inicia-se na prevenção secundária para impedir a progressão da doença para um estágio mais grave e prevenir complicações, sempre com uma abordagem terapêutica individualizada.

A prevenção primária inclui medidas não farmacológicas como mudanças de estilo de vida e as técnicas cognitivo-comportamentais, associado a orientações nutricionais para diminuir o consumo de calorias na alimentação e prática de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico diário, reduzindo o sedentarismo na população com sobrepeso/obesidade.

A data foi instituída pela Lei nº 11.721/2008 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

 

Fontes:

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Telessaúde Sergipe