13/10 – Dia Mundial da Visão


 

O Dia Mundial da Visão é uma data internacional de conscientização realizada anualmente pela International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB) e comemorada na segunda quinta-feira de outubro – este ano no dia 13.

A IABP convida a pensar sobre a importância da saúde ocular, de como protegê-la e mantê-la saudável, agora e no futuro.

A campanha é também uma oportunidade para que a IAPB e seus quase 200 membros chamem a atenção do mundo para a importância da saúde ocular para todos, em todos os lugares.

Mais de um bilhão de pessoas no mundo têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada. Se as necessidades mundiais de cuidados com os olhos fossem atendidas, o impacto seria surpreendente.

Neste Dia Mundial da Visão, objetiva-se que as organizações e o público se unam para incentivar governos, corporações, instituições e indivíduos a clamar ativamente pelo acesso universal à saúde ocular.

Mais do que enxergar, saúde ocular é uma visão do futuro. Impacta a educação, o emprego, a qualidade de vida, a pobreza e tantos outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Classificação Internacional de Doenças – versão 10 (CID 10) estabelece quatro níveis de função visual:

– Visão normal;
– Deficiência visual moderada;
– Deficiência visual grave;
– Cegueira.

Essa classificação estabelece duas escalas oftalmológicas como parâmetros para avaliar a deficiência visual: a acuidade visual (capacidade de reconhecer determinado objeto a determinada distância) e campo visual (amplitude da área alcançada pela visão).

São consideradas cegas não apenas as pessoas que apresentam incapacidade total para ver, mas também todas aquelas nas quais o prejuízo da visão se encontra em níveis incapacitantes para o exercício de tarefas rotineiras, apesar de possuírem certos graus de visão residual.

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.

O exame oftalmológico regular é importante para o diagnóstico de infecções ou sintomas de doenças, como perda ou visão turva, flashes de luz, dor nos olhos, vermelhidão, coceira, inchaço e irritação ao redor dos olhos ou das pálpebras.

 

Fontes:

Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO)
Sightsavers
The International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB)