19/5: “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”


Há mais de uma década, 19 de maio tem sido comemorado anualmente como o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Originado no Brasil, em 2004, como um evento nacional, o dia foi criado para divulgar a importância da doação de leite humano.

Atualmente, há mais de 750 bancos de leite humano em 66 países, portanto, há muitos doadores a quem agradecer! Estima-se que mais de 800.000 bebês em risco recebam leite humano de doadores todos os anos, o que sugere que bem mais de 1 milhão de litros de leite são doados anualmente para apoiar a nutrição infantil ideal e a amamentação.

No Brasil, o Dia e a Semana Nacional de Doação do Leite Humano foram instituídos pela Lei nº 13.227/2015, com os seguintes objetivos:

I – estimular a doação de leite materno;
II – promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano;
III – divulgar os bancos de leite humano nos Estados e nos Municípios.

A produção excessiva de leite materno está entre os relatos mais frequentes de mamas cheias, feitas pelas doadoras de leite humano. As mamas ficam tão cheias de leite a ponto de a mãe sentir desconforto entre as mamadas. Neste caso, algumas mães optam por ajudar a salvar vidas com o leite não consumido pelo seu bebê.

No entanto, não é necessário ter uma produção demasiada de leite para se tornar doadora e não existe quantidade mínima para a doação. É importante lembrar que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, um (1) ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê), mais leite é produzido.

Como funciona a doação de leite humano?

A doação de leite humano passa pelo processo de coleta, processamento e distribuição do leite humano para bebês prematuros internados de baixo peso (menos de 2,5 kg) e com patologias, principalmente do trato gastrointestinal, e que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães.

As evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação – RDC nº 171/2006 – MS/Anvisa, que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil. Após análises das suas características, o leite é distribuído de acordo com as necessidades específicas de cada recém-nascido internado.

O perigo da Amamentação Cruzada

Muitas mulheres com leite excedente optam por doar diretamente para outro bebê, cuja mãe apresente alguma dificuldade com o aleitamento. No entanto, essa prática, bastante disseminada pelas amas-de-leite no passado não é recomendada. Contraindicado formalmente pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida a prática, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças infectocontagiosas, sendo a mais grave o HIV/Aids.

Caso você conheça alguma mãe que não consiga amamentar, ajude-a a pedir orientação ao médico ou na unidade onde o bebê nasceu. Os Bancos de Leite Humano também oferecem consultas, orientação e apoio a lactantes e podem auxiliá-las, inclusive, a retomar a amamentação, caso tenha sido interrompida.

Como coletar o leite humano para doação?

Atualmente, 30% do leite humano são perdidos no processo de doação, entre a coleta e o recebimento pelo recém-nascido. Para evitar perdas, é necessário seguir corretamente o passo a passo da doação.

Confira aqui como coletar o leite humano para doação!

Se você quer doar seu leite materno excedente, clique aqui e encontre um banco de leite humano próximo de você.

Fontes:

Mother’s Milkbank of Tenessee (USA)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Rede Brasil de Bancos de Leite Humano