19/5 – “Doação de Leite Humano: Gotas de Amor para um Mundo Melhor”


 

O Dia Mundial de Doação do Leite Humano foi criado para divulgar a importância da doação aos bancos de leite.

O leite materno é importante para todos os bebês, mas para recém-nascidos prematuros e doentes, oferece benefícios de saúde de importância vital e age como um remédio que somente ele pode fornecer.

Pesquisas mostraram que a composição do leite materno de uma mãe é diferente se o bebê nascer prematuro do que se nasceu a termo. É adaptado às necessidades de um intestino prematuro e altamente benéfico.

No Brasil, o Dia e a Semana Nacional de Doação do Leite Humano são datas instituídas pela Lei nº 13.227/2015.

Dentre os objetivos principais das comemorações, estão: estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios.

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

É um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento.

Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

Rede de Bancos de Leite Humano

O Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) em 1998 com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.

Parte da Política Nacional de Aleitamento Materno, a rBLH é uma ação estratégica. Além de coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os Bancos de Leite Humano (BLHs) realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação.

Atualmente, a Rede possui mais de 225 Bancos de Leite Humano distribuídos em todos os estados do território nacional, alguns com coleta domiciliar. A rBLH-BR conta ainda com mais de 212 Postos de Coleta (PCs) de leite humano. Todos os estados e o Distrito Federal têm pelo menos 1 banco de leite, o que dá uma média de 45 bancos de leite por região do país

O modelo brasileiro alinha baixo custo e alta tecnologia. A tecnologia da RBLH é exportada para 22 países da América Latina, Caribe, Península Ibérica e alguns países da Europa.


Principais benefícios do leite materno
:

– protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;
– reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
– reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Qualquer quantidade de leite materno doada pode ajudar. Para se ter uma ideia, 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano. Cada pote de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Para doar leite materno, é só seguir o passo a passo:

Preparo do frasco para guardar o leite materno:

– lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;
– coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água;
– ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar;
– feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta do leite materno:

– use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos;
– coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca;
– lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;
– lave as mamas apenas com água;
– seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Local adequado para retirar o leite materno:

– escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo;
– forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa;
– evite conversar durante a retirada do leite.

Como retirar o leite das mamas:

– massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo;
– coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola;
– coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola;
– firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
– aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
– despreze os primeiros jatos ou gotas;
– abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima;
– colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite materno coletado:

– anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou no congelador;
– se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento;
– para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar;
– coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco, guardando-o imediatamente no freezer ou no congelador.

O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.


Fontes
:

COSTA, A. G. V.; SABORENSE, C. M. Modulação e composição de ácidos graxos do leite humano. Revista de Nutrição, Campinas, v. 23, n. 3, p. 445-457, 2010

Ministério da Saúde

MORGANO, M. et al. Composição mineral do leite materno de bancos de leite. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 54, n. 4, p. 819-824, 2005

Miracle Babies Foundation

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano