24/3 – Dia Mundial da Tuberculose: “Investir para acabar com a tuberculose. Salvar vidas”!


A data comemorativa foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

O tema de 2022 transmite a necessidade urgente de investir recursos para acelerar a luta contra a tuberculose e cumprir os compromissos assumidos pelos líderes globais para acabar com a tuberculose (TB).

Isso é especialmente crítico no contexto da pandemia de COVID-19, que colocou em risco o progresso da Parceria Stop TB de acabar com a doença até o ano de 2030 e para garantir o acesso equitativo à prevenção e aos cuidados, de acordo com o esforço da Organização Mundial de Saúde (OMS) para alcançar a Cobertura Universal de Saúde.

A Parceria Stop TB e todos os envolvidos na luta contra a tuberculose apelam para que se unam sob este tema abrangente e soem o alarme de que os baixos níveis de financiamento, não podem continuar nem serem aceitos.

Todos os anos, 4 milhões de pessoas com TB são “esquecidas” pelos sistemas de saúde e ficam sem diagnóstico e tratamento – cada uma delas pode infectar até 15 outras. A cada 10 segundos, 3 pessoas adoecem de tuberculose; mais de 4100 morrem diariamente, o que equivale a 3 mortes por minuto de uma doença evitável e tratável, transmitida pelo ar.

Neste Dia Mundial da Tuberculose, pedimos a todos que invistam amor, apoio, cuidado, recursos e financiamento para acabar com a tuberculose e salvar vidas!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está organizando um talk show virtual especial para comemorar o Dia Mundial da Tuberculose. O evento contará com palestrantes conectados por vídeo na plataforma web interativa da OMS – End TB Forum.

Inscrições podem ser feitas aqui!

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e a má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas mais frequentes:

– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

– cansaço excessivo e prostração;

– febre baixa geralmente no período da tarde;

– suor noturno;

– falta de apetite;

– emagrecimento acentuado;

– rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Quinze dias após iniciada a terapia, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção e só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Stop TB Partnership

World Health Organization