26/5 – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


 

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma foi instituído pela Lei nº 10.456/2002. A data tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença afeta entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos de idade em todo o mundo, o que representa cerca de 3 milhões de pessoas.

O glaucoma é provocado pela elevação da pressão ocular. Quando não diagnosticado e tratado precocemente causa lesões no nervo óptico que levam à cegueira irreversível.

Pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, sendo percebida somente na fase mais avançada, quando a pessoa já está perdendo a visão periférica – vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados.

Alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, diabetes, raça negra e hereditariedade.

O glaucoma é diagnosticado com exame oftalmológico cuidadoso que inclua a medição da pressão intraocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Após o diagnóstico, o tratamento se dá com a utilização de colírios que baixam a pressão ocular, cirurgias e o uso do laser. É uma doença crônica e sem cura, mas que pode ser controlada com os cuidados adequados.

Por não apresentar sintomas nas fases iniciais, a prevenção se dá com visitas regulares ao oftalmologista para avaliação e detecção precoce do problema, como forma de evitar a cegueira por glaucoma.

 

Fontes:

Agência Brasil

Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia

Sociedade Brasileira de Glaucoma

Universidade Federal de Viçosa