30/8 – Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla


 

Em 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). É uma data de extrema importância para os pacientes de EM e seus familiares, representando uma conquista fundamental na luta pela divulgação e pelo reconhecimento da doença no cenário nacional.

A data foi celebrada pela primeira vez em 2006, ao ser instituída pela Lei nº 11.303, fruto de um intenso trabalho da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) para que fosse oficializado um momento de visibilidade nacional para a Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia.

30/8 é a data em que nasceu a fundadora da ABEM, Ana Maria Levy.

EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, que são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo, fraqueza, desequilíbrio, tontura, fadiga, visão turva, dor nos olhos, dificuldade de concentração e memória, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga, além de humor mais deprimido. O diagnóstico é feito por um neurologista por meio de critérios clínicos, auxiliado por exames de ressonância magnética e laboratoriais.

O diagnóstico e o tratamento precoces ajudam na evolução mais favorável da doença na maioria dos casos, com controle importante na taxa de surtos e na progressão de possíveis incapacidades.

Sobre o tratamento, existem atualmente diversos medicamentos disponíveis, muitos disponibilizados, gratuitamente, pelo Sistema único de Saúde (SUS), por meio das Secretarias Estaduais de Saúde. Cada medicamento é indicado para um perfil de paciente e de acordo com a evolução da doença.

 

Fontes:

Hospital de Clinicas de Uberlândia

Hospital Geral de Fortaleza

Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM)