“Nossos direitos, nosso futuro, agora” : 10/12 – Dia dos Direitos Humanos


 

O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, em 10 de dezembro, data em que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948.

A celebração tem o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente de raça, cor, religião, gênero, língua, opinião política, origem nacional ou social.

Os direitos humanos desempenham um papel crítico como força preventiva, protetora e transformadora para o bem e podem capacitar pessoas e comunidades a construir um futuro melhor.

O tema de 2024: “Nossos direitos, nosso futuro, agora”, pretende enfatizar o pleno poder dos direitos humanos como o caminho para o mundo que se quer: mais pacífico, igual e sustentável.

É um apelo ao reconhecimento da importância dos direitos humanos na vida diária. É a oportunidade de mudar as ideias através do combate ao discurso de ódio, corrigindo e combatendo a desinformação. Este é o momento de mobilizar ações para revigorar um movimento global pelos direitos humanos.

 

Os direitos humanos desempenham um papel crítico como força preventiva, protetora e transformadora ao tratar das maiores preocupações dos indivíduos. Com um conjunto comum de valores e princípios que se aplicam universalmente, ajudam a evitar violações, conflitos e abusos antes que aconteçam.

Sua legislação e estrutura protegem contra abusos, violações e outros danos, garantindo que todos possam viver com dignidade e respeito. Direitos humanos não são meramente ideias abstratas.

São uma força poderosa para o bem. Defendê-los não é apenas abordar as injustiças atuais, é impulsionar mudanças sociais significativas remodelando sociedades injustas e empoderando grupos marginalizados.

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Desde sua adoção, a DUDH foi traduzida em mais de 500 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes.

 

Fontes:

Centro de Informação Europeia Jacques Delors (Eurocid)
Organização das Nações Unidas (ONU)
Organização das Nações Unidas (ONU – Brasil)