Publicação destinada a profissionais da saúde traz orientações sobre a implantação do cuidado farmacêutico na Atenção Primária


 

O documento faz parte do projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de Assistência Farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de Saúde e foi elaborado a partir de uma proposta do Conasems, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde.

Com foco na capacitação e qualificação da Assistência Farmacêutica, o material detalha papéis e responsabilidades desses profissionais. Também trata sobre o planejamento necessário para a implementação do cuidado farmacêutico, as etapas do processo, os serviços prestados e os impactos esperados na saúde da população.

O Guia de orientação para a implantação/implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária/Básica apresenta, ainda, seções específicas sobre o método de atendimento clínico, a importância do uso racional de medicamentos, e a prevenção de problemas relacionados à farmacoterapia. Além disso, apresenta sugestões de indicadores para monitorar e avaliar o sucesso da implantação desses cuidados.

A publicação também traz como destaque os indicadores quantitativos que avaliam o impacto do cuidado farmacêutico, como a adesão ao tratamento, controle das condições clínicas, e redução de hospitalizações por uso inadequado de medicamentos.

 

Fonte:

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)