No próximo sábado (14), o Ministério da Saúde (MS), em parceria com estados e municípios, vai promover um Dia D de prevenção à dengue, zika e chikungunya em todo o país.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir essas doenças da melhor forma: eliminando os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Em entrevista ao programa de rádio Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nísia Trindade convidou a população a participar de força-tarefa que será promovida neste fim de semana. “Destaco o papel dos agentes de endemias. Eles vão às nossas casas justamente para orientar, ver onde há focos. Lembrando que 75% dos focos estão nas nossas casas ou no entorno delas. É uma chamada de atenção a todos nós”, ressaltou.
A prevenção concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Medidas eficazes incluem:
– Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
– Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
– Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
– Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
– Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
Mais informações sobre a campanha de mobilização nacional estão disponíveis na página do MS na internet, bem como os principais sintomas e cuidados relacionados às doenças causadas pelo mosquito Aedes agypti.
Fonte: