“Acelerar as ações juntos. Salvar vidas: higienizar as mãos” – 05/5 – Dia Mundial da Higiene das Mãos


 

Todos os anos, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Salve Vidas: Higienize suas mãos”, que começa em 5 de maio, tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. Portanto, em resposta à celebração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida toda a Região das Américas e, especialmente, aqueles para quem a campanha é dirigida este ano: organizações da sociedade civil, bem como outros parceiros, como trabalhadores de saúde e cuidadores, equipes de prevenção e controle de infecções e tomadores de decisão.

Todos são convidados a participar da celebração de 2023 que tem como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade.”

A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano, quando realizada no momento oportuno e da maneira correta, durante a prestação de atenção à saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US $ 16,5 em despesas de atenção à saúde para cada dólar (US $) investido.

As infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde. Essas infecções, muitas das quais são causadas por organismos multirresistentes, prejudicam pacientes, visitantes e profissionais e representam um fardo para os sistemas de saúde.

Apenas na Europa, cerca de 9 milhões de infecções associadas à atenção à saúde ocorrem a cada ano em unidades de cuidados intensivos e de longa duração, levando a milhões de pacientes, dias adicionais de hospitalização com custos entre 13 e 24 bilhões de euros.

A OMS acredita que nenhuma pessoa que recebe ou presta atenção à saúde deve estar exposta ao risco de ser prejudicada por uma infecção prevenível. A higiene e limpeza das mãos dignificam e são um sinal de respeito às pessoas que buscam atenção à saúde e facilitam o trabalho de quem a entrega.

Prevenir uma infecção e sua propagação pode ter enormes benefícios para reduzir o sofrimento humano e a perda de vidas.

Objetivos da campanha:

– Fortalecer e capacitar as comunidades de atores na área da saúde para acelerar as ações de melhoria da higiene das mãos e a prevenção e controle de infecções no local de atendimento.

– Promover a colaboração e o trabalho conjunto de pessoas e organizações para o objetivo comum de minimizar o risco de infecções e o desenvolvimento de resistência antimicrobiana nos cuidados de saúde.

A adequada higienização das mãos deve ser realizada:

– Antes de tocar o paciente;
– Antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
– Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
– Após tocar o paciente; e
– Após tocar superfícies próximas ao paciente.

 

Fontes:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos – ISMP Brasil
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)