Acesso à prevenção e ao tratamento para todos. Não deixe ninguém para trás! 25/9 – Dia Mundial do Pulmão


 

Para aumentar a consciencialização sobre a saúde pulmonar e garantir que todos tenham acesso aos cuidados respiratórios de que necessitam, o Forum of International Respiratory Societies (FIRS) abraçou o tema ‘Acesso à prevenção e ao tratamento para todos. Não deixe ninguém para trás’ para o Dia Mundial do Pulmão de 2023, com ênfase nos países de baixa e média renda (PMBR), que muitas vezes têm acesso limitado a serviços preventivos, testes de diagnóstico e tratamentos.

Cinco enfermidades respiratórias são as causas mais comuns de doença e morte em todo o mundo: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer do pulmão, infecção aguda do trato respiratório e tuberculose (TB).

O peso destas doenças é ainda mais elevado nos países de renda baixa e média, agravado pelo tabagismo, pela poluição atmosférica e pelas alterações climáticas.

Para reduzir o fardo global das doenças respiratórias, é crucial adotar medidas nestas áreas-chave:

  1. Acesso a serviços preventivos e tratamentos para parar de fumar

– Fumar tabaco é a principal causa de doenças respiratórias, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer do pulmão e asma, e aumenta o risco de infecções respiratórias, como pneumonia e tuberculose.

– A exposição à fumaça do tabaco prejudica as crianças mesmo antes do nascimento. Reduzir a exposição à fumaça do tabaco ajuda a melhorar a saúde pulmonar das crianças a longo prazo.

– Intervenções educativas, de aconselhamento e farmacológicas para a cessação do tabagismo são eficazes. Elas deveriam estar disponíveis para quem fuma.

  1. Expandir o acesso a dispositivos e terapias de inalação

– Medicamentos inalados eficazes e essenciais para o tratamento da asma e da DPOC muitas vezes não estão disponíveis e são inacessíveis nos países de baixa e média renda. É necessária uma ação global coletiva urgente para alcançar a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 80% de disponibilidade de medicamentos essenciais para tratar as principais doenças não transmissíveis.

– Dispositivos respiratórios e terapias inalatórias, incluindo oxigenioterapia, devem estar disponíveis para qualquer pessoa afetada.

  1. Acesso de todas as crianças a intervenções preventivas eficazes e acessíveis para a pneumonia

– A pneumonia é a principal causa de morte por infecção em crianças em todo o mundo. A prevenção é vital, pois qualquer infecção grave do trato respiratório inferior pode afetar o desenvolvimento pulmonar.

– As vacinas são extremamente importantes para prevenir casos bacterianos e virais de pneumonia, reduzindo doenças, mortes e despesas nacionais com saúde. Devem ser uma prioridade para todos, crianças e adultos.

– O acesso a vacinas mais recentes, especialmente à vacina pneumocócica conjugada (VPC), deve ser reforçado. Embora seja encorajador ver progressos globais na cobertura VPC, 40% dos bebês ainda não recebem o imunizante.

– A cobertura total da VPC pode prevenir a morte de 1,6 milhão crianças com menos de 5 anos até 2030.

 

Doenças pulmonares levam à morte milhares de pessoas a cada ano, e podem ter seu impacto reduzido caso se implementem medidas para a melhoria do acesso à saúde de forma igualitária.

A pandemia da Covid-19 trouxe à tona as desigualdades nesse acesso, e é urgente que ações sejam feitas no sentido de facilitar acesso a diagnóstico e tratamento nos países menos desenvolvidos. Tratar tabagismo, cuidar da poluição do ar, estimular estilo de vida saudável e promover vacinação em massa devem também fazer parte desse cuidado, pois reduzem adoecimento e consequentemente, morte.

 

Fontes:

Forum of International Respiratory Societies (FIRS)
Pace Hospitals – India
Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro
Wiley Online Library