Acidentes com raios


Raio é uma descarga elétrica muito intensa, que ocorre em certos tipos de nuvens e pode atingir o solo, causando prejuízos e ferindo pessoas ou animais.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%. As pessoas também podem ser atingidas por correntes elétricas que se propagam no solo, a partir do ponto que o raio atingiu. São as chamadas descargas laterais.

Prevenção:

Pessoas que trabalham a céu aberto, como agricultores, estão mais sujeitos aos raios do que os moradores das cidades que, por ocasião das tempestades, podem abrigar-se em suas casas. A principal recomendação para evitar acidentes com raios é não sair de casa durante as tempestades.

Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão! O abrigo mais seguro é em um veículo fechado, mantendo portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria.

Outras recomendações importantes para a segurança são:

– não segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, etc.;
– não ficar próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica, (que atraem os raios);
– não permanecer em locais abertos, como no topo de morros ou cordilheiras, praias, campos de futebol;
– não permanecer em varandas, sacadas, toldos e deques;
– não dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores, motocicletas e bicicletas;
– não usar equipamentos elétricos ou o telefone.

Obs.: Ao contrário do que se diz popularmente, um raio pode, sim, cair várias vezes no mesmo local!

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em dezembro de 2014.

Fontes:

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro