Aplicativo pioneiro para pais e crianças surdas


 

Neste mês de setembro de 2022, foi testado o protótipo do primeiro aplicativo bilíngue direcionado a pais ouvintes e crianças surdas e ouvintes. A iniciativa é de Joana Peregrino e Rick Bouillet, sócios na startup Libre-se.

Segundo estudos nacionais, 95% das crianças surdas brasileiras nascem em lares de ouvintes. E diante desse cenário, os criadores do aplicativo desenvolveram, além de uma seção específica para as crianças surdas e ouvintes, um módulo voltado para o acolhimento aos pais.

Na seção para as crianças, o app reúne vídeos apresentados por crianças surdas e ouvintes e que ensinam os sinais em Libras, divididos por categorias que são pensadas a partir do universo infantil e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é utilizada como um balizamento para a criação das categorias de sinais a serem disponibilizados, respeitando-se a faixa etária de 0 a 6 anos. O aplicativo fará com que haja a paridade de conteúdos para que as crianças surdas tenham acesso ao mesmo conteúdo que as crianças ouvintes têm durante a educação infantil.

No módulo destinado aos responsáveis e familiares, o app apresentará vídeos e pílulas de acolhimento com informações essenciais a respeito da surdez e as estratégias que podem ser utilizadas para ajudar no desenvolvimento da criança surda. Joana explica que não será, de forma alguma, uma substituição ao atendimento especializado, mas fornecerá informações que possam ajudar os pais em sua caminhada com o seu filho surdo, bem como, ensinará, aos pais, sinais diversos para que possam iniciar uma comunicação com o seu bebê ou criança surda.

“Nele, levaremos informações relevantes sobre a surdez, redes de apoio, profissionais envolvidos além de ensinar os primeiros sinais para que os pais possam estabelecer uma comunicação, por meio da Libras, com seus filhos”, explica Joana.

Ela conta que os bebês têm a capacidade de se comunicar por meio de sinais a partir dos seis meses de idade e acredita que a comunicação por sinais com o auxílio do aplicativo será benéfica em vários aspectos, seja para o bebê surdo ou para criança ouvinte, assim como para os pais e familiares.


Fonte
:

Claudia Jurberg.  Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)