Campanha Milhões de Razões 2022: 06/10 – Dia Mundial da Paralisia Cerebral


 

O Dia Mundial da Paralisia Cerebral (PC) é um movimento global criado pela Cerebral Palsy Alliance em 2012. Atualmente, reúne pessoas com PC, suas famílias, aliados, apoiadores e organizações em mais de 100 países com o objetivo de garantir um futuro em que crianças e adultos com o transtorno tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade.

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com alguma deficiência e cerca de 17 milhões têm PC. No entanto, vivemos em um mundo que não foi projetado para ser acessível.

Neste Dia Mundial, a campanha segue com o nome do ano passado ‘Milhões de Razões’, mas o tema de 2022 pretende chamar a atenção para a necessidade de avanços em tecnologia acessível para promover sociedades mais inclusivas.

A PC é a deficiência mais comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

É um problema complexo, para toda a vida e sem cura conhecida. Ocorre por danos ao cérebro em desenvolvimento, antes, durante ou após o nascimento.

Uma das principais causas da PC é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, há falta de oxigenação no cérebro, resultando em lesão cerebral.

Além da falta de oxigenação, existem outras complicações, menos recorrentes, que podem provocar a PC. Entre elas estão: anormalidades da placenta ou do cordão umbilical, infecções, diabetes, hipertensão (eclampsia), desnutrição, uso de drogas e álcool durante a gestação, traumas no momento do parto, hemorragia, hipoglicemia do feto, problemas genéticos, prematuridade.

Características:

Há uma grande variação nas formas como a PC se apresenta, estando diretamente relacionadas à extensão do dano neurológico: lesões mais extensas do cérebro tendem a causar quadros mais graves. Os diferentes graus de comprometimento motor e cognitivo podem levar a um leve acometimento com pequenos déficits neurológicos até a casos graves, com grandes restrições à mobilização, dificuldade de posicionamento e comprometimento cognitivo associado.

As alterações da parte motora incluem, problemas na marcha (como paralisia das pernas), hemiplegia (fraqueza em um dos lados do corpo), alterações do tônus muscular (espasticidade caracterizada por rigidez dos músculos) e distonia (contração involuntária dos membros). Em casos graves, há necessidade do uso de cadeira de rodas. Já as alterações cognitivas incluem problemas na fala, no comportamento, na interação social e no raciocínio.

Algumas causas de Paralisia Cerebral podem ser prevenidas com o cuidado pré-natal adequado, boas condições hospitalares no momento do parto e triagem neonatal.

No Brasil há carência de estudos que tenham investigado especificamente a prevalência e incidência da paralisia cerebral no cenário nacional, entretanto, com base em dados de outros países, faz-se projeção do dimensionamento da PC em países em desenvolvimento – estima-se que seja de 7 casos por 1.000 nascidos vivos.

 

Fontes:

Community Living-Central Huron
Dr. Dráuzio Varella
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Cartilha: paralisia cerebral: prevenção
Hospital Infantil Sabará
Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral
National Today
World Cerebral Palsy Day