“Compartilhe a conscientização, detenha a resistência!”: Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antimicrobianos


 

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciam que o tema da Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antimicrobianos 2021 (18 a 24 de novembro) é:  “Compartilhe a conscientização, detenha a resistência!”; o slogan da campanha continua sendo ‘Antimicrobianos: Manuseie com Cuidado’.

Para que a resistência antimicrobiana seja uma questão reconhecida globalmente, é necessário envolver todos os setores – humano, animal, vegetal e ambiental, com uma abordagem de “saúde única”.

Dentre os objetivos gerais da Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antimicrobianos, destacam-se:

– Aumentar a conscientização sobre a necessidade de proteger a eficácia antimicrobiana por meio de procedimentos prudentes e responsáveis;

– Aumentar o reconhecimento de que indivíduos, governos e organizações da sociedade civil envolvidos com saúde humana, animal e ambiental, bem como os profissionais da agricultura, devem atuar juntos para combater a resistência antimicrobiana;

– Encorajar a mudança de comportamento com a adoção de melhores práticas em todos os setores relevantes, transmitindo a mensagem de que ações simples podem fazer uma grande diferença em direção ao uso prudente de antimicrobianos.

Todos, em todos os lugares, precisam conscientizar-se de que a resistência aos antimicrobianos é uma ameaça à saúde que hoje afeta meio ambiente, animais, famílias e comunidades.

A resistência a antimicrobianos ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam com o tempo e não respondem mais aos medicamentos. Isso torna as infecções mais difíceis de tratar e aumenta o risco de propagação de doenças, muitas delas graves e de mortes.

As medidas para prevenir infecções incluem fazer vacinas, praticar sexo seguro, ter boa higiene das mãos, práticas de segurança alimentar e aumentar a disponibilidade de água e de instalações sanitárias.

Confira a programação comemorativa de palestras e eventos virtuais, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e outras instituições.

 

Fontes:

Competências em Controle de Infecção Hospitalar
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
World Organisation for Animal Health