Cuidados com a saúde durante as festas de fim de ano


 

Com as festas de fim de ano é preciso manter os cuidados com a saúde e a alimentação. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação, pois em excesso pode causar o enrijecimento das artérias e contribuir para o acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio. Pessoas  hipertensas devem ficar ainda mais atentas aos cuidados, pois a pressão alta pode piorar com o consumo de álcool. Neste caso a recomendação é manter uma boa hidratação com água.

Além disso, devido à variedade de alimentos na ceia de natal e ano novo a melhor alternativa é substituir alimentos com gorduras ruins por saudáveis. Utilizar óleos vegetais no preparo dos alimentos e incluir as castanhas, como as nozes, amêndoas, castanhas de caju e a do Pará, as sementes de linhaça e abóbora, e o peixe são excelentes opções para os pratos.

O consumo destes alimentos ajuda a aumentar os níveis sanguíneos de HDL, o colesterol bom, e contribuem para evitar a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de gordura na parede das artérias que pode causar obstrução, impedindo a passagem do sangue. Para evitar transtornos com a saúde durante as festas, utilizar alimentos com fibras, frutas, verduras, legumes e carnes magras ajudam a proporcionar uma ceia mais saudável.

A organização para as festas de final de ano deve contemplar, além da escolha do cardápio, alguns cuidados com a segurança sanitária dos alimentos, sejam eles preparados em casa, comprados ou sob encomenda. A primavera e o verão são as estações do ano em que ocorre maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

As bactérias patogênicas – tais como Salmonelas e Estafilococos aureus – são as maiores causadoras de surtos gastrointestinais, caso não sejam tomadas medidas preventivas por quem manipula os alimentos.

Escolher e preparar alimentos de forma segura:

– Observar as condições de higiene em se encontram, tais como, embalagem, rótulo, validade, temperatura de conservação; caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças;
– Durante o preparo, não misturar alimentos crus com cozidos;
– Proteger alimentos de vetores e pragas (moscas, abelhas, baratas, ratos);
– Higienizar as verduras, legumes e frutas, principalmente os consumidos crus, com água corrente e deixar de molho em uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para um litro de água, durante 15 minutos.

Dicas para evitar problemas e garantir bons momentos com a família:

– Não abusar do álcool;
– Preferir comidas leves e menos gordurosas;
– Boa hidratação;
– Reunir poucas pessoas para manter o distanciamento social;
– Uso de máscaras em pessoas que não convivem no mesmo ambiente;
– Preferir ambientes abertos com renovação de ar;
– Não permitir que pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal participem;
– Higienizar adequadamente as mãos.

 

Fontes:

Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul
Sindicato dos Médicos do Pará