Desvio do septo nasal


 

Septo nasal é uma parede formada por osso, cartilagem e mucosas que separa uma narina da outra. Assim, o nariz é dividido em duas fossas nasais – as narinas.

Quando essa ‘parede’ não é reta e desvia para um ou outro lado, ocorre o desvio do septo nasal.

Causas:

– Pode ser congênito, ou seja, a pessoa já nasce com ele.
– Pode aparecer na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face.
– Pode ser decorrente de inflamações, infecções ou alergias.
– Pode ser consequência de uma cirurgia.
– Pode ser provocado por um trauma no nariz, como uma pancada, uma queda, um acidente de automóvel, ou ainda, ao praticar algum esporte.

Sintomas:

O desvio do septo nasal normalmente não causa sintomas, porém, em algumas pessoas pode provocar respiração pela boca, dificuldade para dormir, dificuldade de respirar durante o sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face, entupimento do nariz, dificuldade de respirar ao fazer atividade física mais intensa e hemorragias nasais, além de roncos ou barulhos com o nariz ao pegarem no sono.

Sono de má qualidade, irritabilidade e cansaço constantes também podem ser sintomas de desvio de septo, pois o paciente dorme mal e não consegue descansar durante a noite.

Além dos sinais acima, essas pessoas têm mais chance de adoecerem com sinusite e/ou rinite crônicas.

Tratamento:

A cirurgia para correção do desvio de septo nasal é indicada quando o paciente apresentar dificuldade na passagem do ar pelo nariz, ocasionando os sintomas descritos acima. É importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal.

Para os casos mais leves, em que não haja indicação de cirurgia, medidas como lavar o nariz ou fazer o uso de determinados medicamentos, de acordo com a orientação médica, melhoram esses sintomas.

Recomendações:

O desvio do septo pode ocorrer em qualquer fase da vida, portanto, é preciso estar atento!

– Procurar um médico se a criança dormir de boca aberta; nessa posição, a língua exerce pressão sobre o céu da boca e empurra o septo nasal;
– Redobrar os cuidados ao praticar esportes, como futebol, caratê e boxe, por exemplo, porque são modalidades que favorecem a ocorrência de traumas na face que podem causar distorções no septo;
– Utilizar o cinto de segurança assim que entrar no carro, e o capacete, quando subir na moto.

 

 IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Dica elaborada em agosto de 2023

 

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella
Fundação Otorrinolaringologia – São Paulo
Rede D’Or São Luiz