Dicas de verão: Cuidados com a pele


 

O principal problema que acomete a pele no verão é, sem dúvida, a queimadura solar.

Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Para evitar queimaduras é necessário usar o filtro solar, chapéus, roupas claras e o guarda-sol.

O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol e, se suar muito ou entrar na água, deve ser passado novamente.

O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

É importante ressaltar que expor-se ao sol rotineiramente pode causar câncer de pele e que o período com maior incidência de raios, ocorre entre 10h – 16h.

Atenção:  pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da proteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele.

Saiba mais a seguir:

Micoses: infecções causadas por fungos que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos. O calor, a umidade e baixa imunidade, fazem com que esses fungos se reproduzam e causem a doença. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns em que elas aparecem, mas podem surgir em outras partes do corpo.

A melhor forma de evitá-las é manter hábitos de higiene, como: secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas. Deve-se também evitar andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas). Recomenda-se, ainda, evitar calçados fechados o máximo possível, optando pelos mais largos e ventilados. Importante também é usar somente o seu material para manicure.

– Brotoejas: pequenas bolinhas que surgem, especialmente em bebês, devido ao contato da pele com o suor, principalmente nas “dobrinhas” da própria pele ou das roupas. Podem ser bolhas transparentes com pouca coceira ou “bolinhas” avermelhadas que coçam bastante. Usar roupas leves e soltas e evitar locais muito abafados que propiciam a sudorese excessiva são algumas dicas para evitar brotoejas, sobretudo em pessoas predispostas.

Manchas e sardas brancas: as manchas e as sardas brancas surgem devagar e representam danos que os raios solares causaram na pele e aparecem gradativamente com o tempo, principalmente nas áreas expostas da pele.

As manchas senis ou melanoses solares, em geral, são escuras, de coloração entre castanho e marrom. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. Já as sardas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar sobre áreas de pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida.

A melhor forma de evitá-las é não se esquecer do protetor solar. Essas lesões são benignas, não evoluem para o câncer da pele, entretanto, recomenda-se avaliação pelo dermatologista para diferenciá-las de lesões suspeitas, que merecem uma avaliação mais detalhada.

Acne solar: provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, suor, uso do filtro solar e da própria radiação solar. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele, usar tônicos e filtros solares à base de água ou em gel, para diminuir a oleosidade.

Cuidados básicos:

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm substância que se deposita na pele e tem importante ação que protege as células sadias do organismo.

No verão, há maior disposição de comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

No banho, recomenda-se usar sabonetes de acordo com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Dica elaborada em dezembro de 2022

 

Fontes:

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo