Educação física


 

A Educação Física e a saúde aparecem relacionadas ao longo da história. Frases como “o exercício faz bem à saúde” e “o esporte é saudável” são comuns em nosso cotidiano e demonstram empiricamente essa relação, a qual se dá pela via da aptidão física e apoia-se na influência benéfica do exercício no status de saúde.

Enquanto educador, o professor de Educação Física deve estar atualizado ao conceito multifatorial da saúde, para que, munido de instrumentação teórica consistente, tenha condições de discutir e ampliar a relação de compromisso da Educação Física para além da esfera da aptidão física.

A Lei nº 9.696/1998 dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, estabelecendo, ainda, que para exercer a profissão, é essencial ter diploma de ensino superior e registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), obrigatoriamente.

O principal objetivo do profissional de Educação Física é proporcionar saúde e bem-estar às pessoas por meio da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos, buscando encontrar os que melhor se adequem para cada perfil.

O exercício físico traz benefícios que vão além da estética, contribuindo para a prevenção de doenças e para o bem-estar da mente. Ou seja, é uma questão de saúde pública.

Os profissionais da área têm conhecimento para trabalhar com diversas faixas etárias, como crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes que estão em reabilitação, portadores de deficiência física e idosos, exercendo papel crucial para a manutenção da saúde e longevidade da população.

O profissional de Educação Física pode atuar nas seguintes áreas:

  • Ensino: nos níveis básico, fundamental e médio, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física entre crianças e jovens, apresentando as principais modalidades esportivas, explicando regras, normas e questões práticas dos jogos;
  • Esportes: como atletas, técnicos ou preparadores físicos nas mais diversas modalidades esportivas;
  • Saúde e Reabilitação: atuam com pacientes que passaram por doenças, cirurgias ou têm problemas físicos e necessitam de ajuda profissional para retomar seus movimentos. Nessa área, é comum que os profissionais de Educação Física atuem em parceria com os fisioterapeutas;
  • Academias: orientar os alunos e planejar treinos específicos de acordo com seus objetivos;
  • Ginástica laboral: orientar exercícios laborais entre os trabalhadores nas empresas;
  • Lazer e Recreação: planejar e executar atividades de lazer e recreação em hotéis, resorts, cruzeiros e afins;
  • Gestão: atuar na gestão de espaços e projetos relacionados à prática de exercício físico e esportes, elaborando e executando programas de combate ao sedentarismo e de incentivo à prática de atividades físicas;
  • Pesquisa: ao seguir carreira acadêmica, dando continuidade aos estudos com cursos de pós-graduação para encontrar soluções que melhorem a qualidade de vida da população, relacionadas diretamente com sua saúde física.


Fontes:

Conselho Federal de Educação Física
DEVIDE, Fabiano Pries. Educação física e saúde: em busca de uma reorientação para a suas práxis. Movimento, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 44–55, 1996
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Pontifícia Universidade Católica de Goiás