Entidades firmam compromisso para deter o avanço da obesidade infantil


 

Os desafios e estratégias para conter o avanço da obesidade em crianças e adolescentes no Brasil foi a pauta da 5ª reunião com parceiros da Campanha de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, promovida pelo Ministério da Saúde e organizada pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acompanhou de perto as discussões e reforçou seu compromisso com a saúde da população pediátrica e na atualização científica dos pediatras brasileiros.

Durante a reunião, os participantes propuseram uma série de eventos para o próximo ano, a fim de intensificar as discussões sobre o tema. Nesse sentido, dra. Virginia Weffort – representante da SBP na reunião – reforçou a necessidade de debater sobre o aumento da obesidade nas doenças crônicas e em pacientes que contraíram covid-19. O próximo encontro já está marcado para março de 2023 para traçar as próximas linhas de atuação.

“O trabalho conjunto com várias frentes que têm o mesmo objetivo é extremamente importante. Somente com um trabalho integrado com gestores, sociedades médicas e profissionais da saúde podemos atuar com mais efetividade na luta contra a obesidade infantil no nosso país”, ressalta a dra. Virgínia.

Durante o último encontro, os especialistas acompanharam a visão do Conselho Federal de Nutrição (CFN) sobre o tema e suas ações para deter o avanço da obesidade. Em seguida, a Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física mostrou os guias de atividade física para a população brasileira que foram desenvolvidos para a orientação dos exercícios em várias faixas etárias, que contam com uma versão em espanhol e em braile; e um guia para promoção da saúde nas escolas.

Além do CFN, também estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF); Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO); Conselho Federal de Medicina (CFM); e Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Pediatria