Joanetes nos pés (“Hallux valgus”)


 

“Hallux valgus” é uma expressão em latim que significa dedão desviado para fora. Conhecido popularmente como joanete, é uma deformidade do primeiro dedo do pé em que ocorre um desvio para o lado de fora, formando uma saliência que dói, principalmente devido ao atrito com os calçados.

O joanete é o problema mais comum nos pés dos adultos – costuma aparecer por volta dos vinte anos de idade e atinge mais as mulheres, provavelmente pelo uso de calçados de bico fino e de salto alto, que provocam deformidades e dor. Pode afetar os dois pés, embora seja mais comum apenas em um.

Causas do joanete:

– Causas genéticas: há casos em que a criança já nasce com o desvio;
– Hereditariedade: mais da metade das pessoas com joanetes têm familiares com o problema;
– Doenças reumáticas: artrite reumatoide, gota, lúpus;
– Doenças neurológicas: AVC, paralisia cerebral, trauma da medula, etc.;
– Anormalidades dos pés: ligamentos e tendões frágeis, pé chato, dedão do pé mais longo que o segundo dedo;
– Uso de sapatos de salto alto, bico fino ou muito apertados: o salto alto projeta o pé para frente, prejudicando a distribuição do peso corporal. O bico fino amassa os dedos, principalmente o dedão e o dedinho. A parte da frente do calçado muito apertada também pode provocar o aparecimento dos joanetes.

Sintomas:

Embora alguns casos não tenham sintomas, os mais comuns, quando aparecem, são:

– Saliência óssea parecida com um calo na base do dedão;
– Dor, vermelhidão, calor na articulação, provocados pelo processo inflamatório na articulação;
– Formação de calosidades nos dedos comprometidos e na planta dos pés;
– Engrossamento da pele na base do dedão;
– Rigidez do dedo deslocado.

Tratamento:

Não existe tratamento padrão para todos os casos de joanete. O médico avalia as condições e necessidades de cada paciente – faixa de idade, estilo de vida, estado geral da saúde, intensidade dos sintomas, por exemplo – antes de propor um tratamento, que pode ser conservador ou cirúrgico.

O tratamento conservador corrige a deformidade. Ele alivia os sintomas e impede que o desvio aumente. Para isso, a primeira medida é trocar os sapatos apertados e duros por outros mais folgados e macios, sem salto ou com salto baixo. O bico deve ser arredondado ou quadrado para acomodar melhor os dedos e diminuir o atrito nas áreas pressionadas.

Outros recursos são a utilização de protetores ortopédicos sobre a área deformada da articulação e de separadores entre os dedos para manter o dedão afastado do segundo dedo.

Quando, e se necessário, o médico pode prescrever medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Há casos mais graves que exigem cirurgia. Existem várias técnicas que permitem ao médico corrigir a deformidade, restaurar as funções perdidas e eliminar os sintomas de dor.

Com as técnicas atuais, geralmente o paciente pode apoiar o calcanhar para caminhar já no dia seguinte. Contudo, deve andar somente o absolutamente necessário para evitar inflamações. Ainda assim, pode haver um pouco de dor e inchaço por até um ano após o procedimento. Além disso, o paciente não deve usar calçados fechados nos 40 dias seguintes à cirurgia.

Recomendações:

– Redobrar a atenção e cuidados na hora de comprar sapatos. Eles precisam acomodar os pés com conforto para não interferir na distribuição equilibrada do peso do corpo. Não se deve crer que eles vão ficar confortáveis conforme o uso;
– Dar preferência a calçados de bico arredondado ou quadrado; evitar os de bico fino;
– Na hora de comprar calçados, lembrar-se de que os pés aumentam um pouco de tamanho no fim do dia ou quando envelhecemos. Por isso, é sempre melhor que a ponta dos dedos não encoste na frente do sapato;
– Evitar sapatos com saltos maiores que 3 cm. Modelos “anabela” distribuem melhor o peso e ajudam a prevenir problemas como o joanete;
– Não usar o mesmo par de sapatos ou de tênis por dias seguidos para evitar o atrito sempre no mesmo ponto dos pés;
– Andar descalço, sempre que possível, especialmente em terrenos irregulares ou na areia, para fortalecer os dedos e as articulações dos pés;
– Aplicar gelo sobre o joanete para aliviar a dor e reduzir a inflamação;
– Procurar um ortopedista se os pés estiverem doloridos ou notar alguma alteração no seu formato e aparência.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em dezembro de 2023

 

Fontes:

Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé
Dr. Dráuzio Varella
Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre)
Saúde e Bem-Estar (Portugal)