Juntos, todas as nossas ações são importantes! 04/02 – Dia Mundial do Câncer:


2021 é o último ano da temática ‘Eu Sou e Eu Vou’, desenvolvida pela Union for International Cancer Control (UICC). A campanha mostra que nossas ações têm impacto em todos ao nosso redor, em nossos bairros, comunidades e cidades e que, mais do que nunca, também estão sendo sentidas além das fronteiras e oceanos.

Este ano nos lembra do poder duradouro da cooperação e da ação coletiva. Quando escolhemos estar juntos, podemos alcançar o que todos desejamos: um mundo mais saudável e brilhante, sem câncer.

As últimas campanhas chamaram a atenção para quem eram e como poderiam agir os indivíduos que se engajam na causa do controle do câncer. Em 2021, para encerrar o tema “Eu sou e eu vou”, o Dia Mundial do Câncer quer fazer parte da jornada de cada apoiador, ajudando-o a cumprir seu compromisso, encorajando-o a causar impacto por meio de ações pequenas, mas significativas.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) propõe o “Desafio: 21 Dias para sua Saúde”. A ideia é que por meio de tarefas diárias, que vão desde mudanças de atitude – como comer mais verduras e legumes no almoço – até relaxar e agradecer, se alcance a melhora da saúde com a criação de hábitos saudáveis.

A ação faz parte do encerramento do tema “Eu sou, eu vou”, da UICC, que por três anos difundiu a concepção de que os indivíduos podem reduzir o impacto do câncer em sua vida, na das pessoas que ama e no mundo. Neste Dia Mundial do Câncer 2021, o “Desafio 21 dias para a mudança”, mostrará como é possível alcançar um futuro mais saudável, um dia de cada vez.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Causas:

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.

Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

12 dicas para prevenir o câncer:

– não fumar;
– adotar uma alimentação saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– praticar atividades físicas;
– amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
– vacinar-se contra a hepatite B;
– evitar bebidas alcoólicas;
– evitar carnes processadas;
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Para fortalecer as ações de controle do câncer, o INCA convida a população a unir forças com o Instituto ao participar de um desafio que influenciará todas os aspectos da sua saúde (física, mental e emocional). O participante será estimulado a se mover de maneira diferente, relaxar e experimentar coisas que talvez não tenha feito antes. As tarefas – sugestões diárias e inspirações – foram planejadas para serem rápidas, simples e divertidas.

As metas serão divulgadas no Portal INCA e no dia 4 de fevereiro, das 12h30 às 13h30, haverá uma live no perfil do Facebook da rádio JB FM com a coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA, Liz Almeida, que irá falar sobre a importância do tema. Às 15h, será a vez do #PapoSaúde nas mídias sociais do Ministério da Saúde com a participação da diretora-geral do Instituto, Ana Cristina Pinho.

Juntos, todas as nossas ações são importantes. Neste Dia Mundial do Câncer, quem é você e o que fará? Que tal participar do “Desafio: 21 Dias para sua Saúde”?

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Union for International Cancer Control (UICC)