“Milhões de Motivos”: 6/10 – Dia Mundial da Paralisia Cerebral


 

O Dia Mundial da Paralisia Cerebral é um movimento de pessoas com Paralisia Cerebral (PC), suas famílias e as organizações que os apoiam, em mais de 75 países.

O objetivo é garantir que crianças e adultos com PC tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade.

Nesta data, todos são convidados a se reunir para celebrar e apoiar aqueles que vivem com PC, abraçar a diversidade e ajudar a criar um futuro mais acessível para todos.

Como a doença afeta mais de 17 milhões de pessoas em todo o mundo, existem milhões de motivos para fazer sua voz ser ouvida em 6 de outubro, pois cada uma delas é um motivo para lutar pela mudança!

A PC é a deficiência mais comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas. Seu impacto pode variar de uma fraqueza em uma das mãos até a quase completa falta de movimento voluntário.

Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades:

– 1 em cada 4 crianças não consegue falar;
– 1 em cada 4 não consegue andar;
– 1 em cada 2 tem deficiência intelectual;
– 1 em cada 4 tem epilepsia.

Causas:

Uma das principais causas da PC é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, há falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral.

Além da falta de oxigenação, existem outras complicações, menos recorrentes, que podem provocar a PC. Entre elas estão: anormalidades da placenta ou do cordão umbilical, infecções, diabetes, hipertensão (eclampsia), desnutrição, uso de drogas e álcool durante a gestação, traumas no momento do parto, hemorragia, hipoglicemia do feto, problemas genéticos, prematuridade.

Características:

Há uma grande variação nas formas como a PC se apresenta, estando diretamente relacionadas à extensão do dano neurológico: lesões mais extensas do cérebro tendem a causar quadros mais graves. Os diferentes graus de comprometimento motor e cognitivo podem levar a um leve acometimento com pequenos déficits neurológicos até a casos graves, com grandes restrições à mobilização e dificuldade de posicionamento e comprometimento cognitivo associado.

As alterações da parte motora incluem, problemas na marcha (como paralisia das pernas), hemiplegia (fraqueza em um dos lados do corpo), alterações do tônus muscular (espasticidade caracterizada por rigidez dos músculos) e distonia (contração involuntária dos membros). Em casos graves, há necessidade do uso de cadeira de rodas. Já as alterações cognitivas incluem problemas na fala, no comportamento, na interação social e no raciocínio.

Algumas causas de Paralisia Cerebral podem ser prevenidas com o cuidado pré-natal adequado, boas condições hospitalares no momento do parto e triagem neonatal.

Fontes:

Cerebral Palsy’s Global Network
Cerebral Palsy Sport
Dr. Dráuzio Varella
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Cartilha: paralisia cerebral: prevenção
Hospital Infantil Sabará
Secretaria de Saúde de Goiás. Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer)