Na Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose MS realiza webinários


A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

A transmissão é aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos.

Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva e que não esteja em tratamento, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença, que tem profundas raízes sociais – 80% dos casos estão concentrados em 22 países. A falta de recursos destinados à prevenção e diagnóstico leva à detecção tardia e subnotificação dos casos, enquanto as baixas condições sanitárias favorecem o contágio.

No Brasil, é muito prevalente, sobretudo nos estados do Amazonas e Rio de Janeiro. Em 2019, foram detectados 77.000 casos novos e registradas 4.500 mortes por tuberculose, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS-MS).

Os sintomas da TB são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite.

A doença tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

Em alusão à Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, o Ministério da Saúde realiza, do dia 22 ao dia 26 de março, uma série de webinários.

Dia 22/3, às 16 h: Tuberculose: avanços e desafios no diagnóstico – Participe aqui!

Dia 24/3, às 17 h: Eliminando a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil – Participe aqui!

Dia 25/3, às 16 h: Linha de cuidado da tuberculose – caminhos para o sucesso do tratamento – Participe aqui!

Dia 26/3, às 16 h: Novas tecnologias para o enfrentamento da tuberculose – Participe aqui!

 

Fontes:

Fundação Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde