Nefrite


 

Os rins são dois grandes órgãos em forma de feijão, localizados na região lombar (costas). Dentro deles existe um novelo minúsculo de vasos sanguíneos, chamados glomérulos, responsáveis por filtrar o sangue, removendo os resíduos tóxicos e o líquido em excesso que, mais adiante, constituirão a urina. Num rim saudável, esse processo de filtragem ajuda a manter os glóbulos vermelhos e as proteínas na corrente sanguínea, evitando que passem para a urina.

A nefrite é um termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação nos glomérulos. Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso.

Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

Frequentemente, a reação do corpo às “agressões” danifica os rins, provocando inchaço e cicatrizes nos delicados filtros que são os glomérulos.

A nefrite pode ser aguda ou crônica. A forma aguda desenvolve-se subitamente, por vezes após uma infeção na garganta ou na pele, podendo necessitar de tratamento com antibióticos para evitar que provoque uma reação grave no rim.

A nefrite crônica desenvolve-se de forma silenciosa, sem sintomas, ao longo de vários anos e pode levar à insuficiência renal.

Causas de nefrite:

– Infecções por bactérias, vírus, etc.,
– Pessoas com doenças dos rins, câncer, diabetes, HIV, doença falciforme, doenças autoimunes como o lúpus ou a Síndrome de Sjogren têm maior risco de sofrer de nefrite;
– Ser exposto de forma prolongada às toxinas como lítio, chumbo, cádmio ou ácido aristolóquico.

Sintomas:

– Diminuição da quantidade de urina;
– Urina avermelhada ou com cor de “Coca-Cola”;
– Excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés;
– Inchaço dos olhos ou das pernas;
– Aumento da pressão arterial;
– Presença de sangue na urina.

Tratamento:

O tratamento vai depender do tipo de nefrite e, por isso, no caso da nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o médico nefrologista pode prescrever um antibiótico.

Prevenção:

Cuidar da saúde como um todo ajuda a proteger a saúde do rim. Recomenda-se:

– Praticar exercícios físicos regulares;
– Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
– Controlar o peso corporal;
– Controlar a pressão arterial;
– Controlar o colesterol e a glicose;
– Não fumar;
– Não abusar de bebida alcoólica;
– Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais;
– Ter cuidado com quadros de desidratação;
– Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina;
– Consultar regularmente seu clínico;
– Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.

Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser avaliados periodicamente.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2022.

 

Fontes:

Associação Portuguesa de Insuficientes Renais
Fundação Pró-Rim
Sociedade Brasileira de Nefrologia