“Normas alimentares salvam vidas” : 07/6 – Dia Mundial da Segurança Alimentar


 

Quando você come, você sabe se sua comida é segura? Você provavelmente lavou as mãos, limpou seus utensílios de cozinha e preparou sua comida na temperatura certa. Provavelmente já leu os rótulos das embalagens de alimentos para ver quais ingredientes o produto contém ou como prepará-lo. E talvez, sem perceber, você tenha confiado em todos os envolvidos em cultivar, processar, embalar, distribuir e preparar seu alimento da maneira certa para que você possa apreciá-lo sem adoecer. Sua comida é segura e sua confiança justificada porque as pessoas envolvidas nesse processo – seja perto de sua casa ou do outro lado do mundo – seguem práticas de segurança alimentar estabelecidas, que estão disponíveis de forma transparente na forma de padrões. Em outras palavras, os padrões alimentares formam a base da confiança para todos nós.

O quinto Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado em 7 de junho de 2023, quer chamar a atenção e inspirar ações que ajudem a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, a saúde humana, a prosperidade econômica, a produção agrícola, o acesso ao mercado, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

A adoção de padrões de segurança de alimentos ao longo da cadeia de produtiva, do produtor ao consumidor, reduzirá as doenças transmitidas por alimentos, que são quase totalmente evitáveis.

Mensagens-chave da campanha:

– Não há segurança alimentar sem alimentos seguros;
– A segurança alimentar tem impacto direto na saúde;
– A ciência é a chave para uma boa gestão da segurança alimentar;
– A segurança alimentar tem um impacto positivo nas economias e meios de subsistência;
– As normas alimentares protegem os consumidores;
– As normas alimentares ajudam produtores;
– A ciência sustenta os padrões alimentares;
– Todo podem gerenciar os riscos.

Fatos:

– Uma em cada dez pessoas em todo o mundo adoece por causa de alimentos contaminados a cada ano. Isso afeta todos países.
– Mais de 200 doenças são causadas por alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas, como metais pesados.
– Crianças menores de 5 anos são 9 por cento da população, mas representam 40 por cento dos que adoecem por enfermidades transmitidas por alimentos.

Os micróbios resistentes aos antimicrobianos podem ser transmitidos através da cadeia alimentar, por meio do contato direto entre animais e humanos ou pelo meio ambiente.

A cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem em todo o mundo por causa de infecções com micróbios resistentes a antimicrobianos.

Seja microbiana, química ou física, a contaminação dos alimentos pode ser reduzida ou minimizado com a implementação de normas de segurança alimentar.

Alimentos seguros e nutritivos beneficiam o crescimento e o desenvolvimento das crianças, seu potencial intelectual e físico, bem como o melhoram o desempenho escolar e a produtividade do trabalho na vida adulta.

A segurança alimentar é uma área transversal e contribui para a realização de vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As normas de segurança alimentar protegem as vidas de todos e o sustento de muitos. Elas estabelecem os critérios que os alimentos devem ter para proteger os consumidores e para estabelecer a confiança no produto.

A Comissão do Codex Alimentarius estabelece há 60 anos os padrões internacionais para os alimentos. O documento tem 236 padrões, 84 diretrizes, 56 códigos de prática, 126 níveis máximos para contaminantes nos alimentos e mais de 10.000 padrões quantitativos que cobrem os níveis máximos de aditivos alimentares e os limites de resíduos para pesticidas, drogas e produtos veterinários nos alimentos.

Em alusão à data comemorativa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), produziram o Guia para o Dia Mundial da Segurança Alimentar 2023. A publicação (em inglês) está disponível para todos aqueles que desejam se envolver com a temática!

 

Fontes:

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO)
Food Safety Brazil
Secretaria da Saúde de Santa Catarina
World Health Organization