Nova Dica em Saúde disponível na BVSMS é sobre “impinge”


 

Impinge é o nome popular dado a alguns tipos de problemas de pele provocados por fungos. Trata-se de uma micose que se desenvolve em áreas de pele úmida e pode ocorrer em qualquer local do corpo como mãos, pés, corpo, face, virilha e couro cabeludo.

Os fungos existem na natureza e são encontrados em todos os ambientes. Não nos causam mal porque, apesar de estarem em contato com a nossa pele o tempo todo, vivem na camada formada por células mortas e nosso organismo entra em equilíbrio com eles.

Porém, fatores como o enfraquecimento do sistema de defesa  (pessoas com baixa imunidade), hábitos de higiene inadequados, consumo excessivo de açúcar ou alergias podem ser um gatilho para o aparecimento de micose, especialmente quando há calor e umidade que deixam a pele mais fina e mais frágil, facilitando a penetração do fungo e formando as condições ideais para seu desenvolvimento. Confira a nova Dica!

 

Dicas em Saúde são informações de utilidade pública sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros, direcionadas ao público em geral.